domingo, 11 de março de 2012

PROJETOS CULTURAIS E SOCIAIS DE PARATINGA:

* Projeto Cultural de Paratinga
 Projeto Cor e Canto 


Elaborado pelo artista e professor João Pereira, que  ja tem diversas músicas  regionais gravasasde sua , de sua autoria. Seu projeto comtempla  palestras em comunidades quilombolas da região.  E em seu papel social muito importante, com a realização de palestras em comunidades remanescentes de quilomboe gravamúsicas regionais, nos municípios de Paratinga, Muquém de São Francisco, Sítio do Mato e Bom Jesus da Lapa, abordando temas como: História da África, Políticas e Ações Afirmativas, o Negro no Mercado de Trabalho, Cultura e Religiosidade e Organização dos Quilombos.

sábado, 10 de março de 2012

Figuras marcantes de Paratinga

Meu colega feitceiro




Cleyton da Mata

COISAS LEGAIS DE PARATINGA:

COISAS QUE PARATINGA TEM DE BOM:



ÀGUAS TERMAIS DO PAULISTA
Pra quem quer passar um dia gostoso tomando banho em piscina de aguas termais, este é um bom lugar . Situado na área rural da cidade.Um lugar muito gostoso e muito visitado.




CARNAVAL PARATINGUENSE

É uma das melhores festas. Embora eu particularmente goste mais do São João Local.Em carnaval temos o carnaval dos Blocos( Muitos Blocos : Fuzuê, Bicho da Goiaba, O pinto da madrugada, O VIP, Enverga mais não quebra, Os Pirraças, Os caça cachaças, Bloco da Natinha e muitos outros). E,  temos o carnaval de rua com marchinhas puxadas por carro de som ou pelos músicos da terra e /ou filarmômica.






SÃO JOÃO EM PARATINGA

É , na minha opnião a MELHOR FESTA TRADICIONAL DO MUNICÍPIO. Inicia asfestas com AS TREZENAS DESANTO ANTÔNIO COM 13 DIAS DE ALVORADAS E NOIES DE FESTAS ACOMPANHADAS PELA FILARMÔNICA 13 DE JUNHO E OS NOITEIROS QUE APRESENTAM À CIDADE OS ARTISTAS E PROFISSIONAIS LOCAIS COM MUITA COMIDA, MÚSICA E MISSA, e todo ano se escolhe um novo noiteiro para cada uma das trezes noites. Nesta época apresenta-se o tradicional Roubo da Princesa, a marujada, as Quadrilhas e disputas, comidastípicas em barracas, fazem-se batizados saltando fogo e fazem as tradicionais fogueiras carregadas de coisas para serem pegadas pelo povo quando cair. Assim, como o pau de ceboe etc. muito bom mesmo.




     Marujada em Paratinga




Quadrilha fogarel de Paratinga, nas  Casinhas

RODA DE SÃO GONÇALO

PERSONAGEM REVELAÇÃO:


Maurício Oliveira de Jesus, popular KADÙ de Molim_ É o mais novo Percusionista da Sociedade Filarmônica 13 de Junho e agora a REVELAÇÃO CULTURAL DAS RODAS DE SÃO GONÇALO do nosso município. Segundo tocadores de décadas e décadas,da área rural e urbana, depois da doença do famoso JOAQUIM BERÉ ou JOAQUIM BONITO que o impede de tocar em rodas,  Kadú é a revelação mais comentada como tocador de viola e dançador de roda.
Kadú veio de uma vida sofrida e batalhadora. Perdeu o pai cedo e teve que aprender sozinho construir sua identidade, e hoje, com seus 18 anos mostra que está se saíndo muito bem. Bem humorado e corajoso, demonstra que sabe fazer com dedicação, determinação e eficiência o que quer.

ASSISTA UM APEDAÇO DE RODA TOCADA POR ELE!


Estive presente em rodas que por falta de tocador da cidade e dançadores, pessoas tem que apelar pra zona rural, onde tocadores veio fazendo doce pra tocar e ele pede pra assumir e deixa tocadores antigos de queixo caído a tecer ao seu trabalho inumeros elogios. Arrebenta, cheio de humor despojado, fazendo com paixão a dessiminação da cultura, a mantendo viva. Percebe-se o prazer de Kadú no sorriso.


Adimiro pessoas que conseguem driblar as mazelas da vida e procurar com dignidade e  garra seguir bons caminhos pra viver ...ele é assim! Merece destaque não só como tocador do bairro São João, da periferia...Mas mantenedor da cultura, como sobrevivente dos Problemas da vida...e gente que faz acontecer.
_ PARABÉNS MAURÍCIO!

Se precisar de um tocador eficiênte e incansável, procure-o sem medo.




Paratinga é rica em cultura e tem muita coisa boa que deveria ser aproveitada e multiplicada para tirar os jovens das ruas, dos bares das drogas e da prostituição

Temos a Sociedade  Filarmônica 13 de Junho que ensina gratuitamente as crianças com a cara a coragem e o amor a tradição. Bemcomo, o grupo de Capoeira Menino Negro que sem nehuma ajuda tenta ensinar crianças .Estes, estão enfrentando na solidão as dificuldades de , sem financiamento, tentarem trasmitir arte, tentando não deixar a cultura morrer. Nosso município  tem tantas riqueza em artezanato,  pessoas que poderiam ser mesclado com reciclagem : tantas pessoas poderiam ser aproveitadas para ensinar tocar violão, e as  crocheteiras, bordadeiras, rendeiras, doceiras, escultores, agricultores e tecnicos do EBDA que  poderia se aproveitar para elaborar um projeto onde reunisse Cultura Arte e Futuro garantido. Aproveitar nossa ilha linda no meio do Rio São Francisco plantando verduras e cereais pra não comprar de fora, fazendo parceria com o trabalhador locar e valorizando o que é da gente.





GRUPO  DE CAPOEIRA MENINO NEGRO DE PARATINGA
EM FRENTE A PRAÇA DO MERCADÃO 

ENCONTRO DAS FILARMÔNICA NO ANIVERSÁRIO DE 110 ANOS DE FILARMÔNICA EM PARATINGA 2012





OBRAS DO ASFALTO DAS RUAS ANTÔNIO CARLOS MAGALHÃES , ALÍPIO NOGUEIRA E RUA PRINCESA ISABEL QUE INICIARAM DESDE INÍCIO DE DEZEMBRO DE 2011,ESTÃO PARADAS E ADOECENDO MORADORES

Há muitos os morados das ruas Antonio Carlos magalhães, Alípio Nogueira e princesa Isabel sonhavam em terem suas ruas calçadas, MAS para minimizar o pó seco das terras, as lamas que dificultam o transitar de pessoas e veículos em dias de chuva . É sabido que estas ruas ja foram beneficiadas com calçamento em outros governos e nunca foram calçadas. Porém, o gestor atual iniciou em Dezembro de 2011 o que seria uma obra de calçamento. Que hoje sabemos que seria um asfalto. Jogaram cascalho vermelho que ficou por mais de mês nas portascausando inumeros problemas de saúde e outros. Depois espalhou os cascalhos e nivelou, jogou-se um óleo que fez muitos moradores dormiremem casas de familiares em outras ruas equem ficou adoeceu com dor de cabeça e tontura. Como eu. E aí parou. Carros passam em altas velocidades e um pó vermelho escruro com o tom do óleo se solta e está causando falta de ar nos moradores. Principalmente naqueles com asma, pneumunia e grávidas. A exemplo a professora Lucélia da rua ACM que por várias vezes passou e passa mal com falta de ar aos 9 meses de gestação.
O fato é que, a qualidade de vida piorou com esse asfalto a oléo e cascalho solto. As crianças não podem mais brincar nas ruas simples  que correm o risco de serem atropeladas ou esmagadas por motos e carros que passam em altas velocidade como se as ruas fossem BR ou pista de corrida. E a poeira infectada pelo oleo sobe a todo o momento tirando o sossego e saude .Gripes, aleergias, sem contar que casa, móveis e roupas de cams e etcdentro de casa não ficam mais que 1 dia limpo!...E em carnaval falou-se que as ruas estavam asfaltada! eninguem darsatisfação anós moradores.
Assim,eu organizei um texto e elaborei um ABAIXO-ASSINADO por pedido de outros moradores que não dispoem desta habilidade. POis o problema é de todos e muita gente assinou e quer providência. Entreguei o original Na prefeitura e uma segunda via para a Câmara de vereadores para que alga seja feito por nós moradores e cidadãos paratingueses.Estamos solicitando que se termine as obras ja que o dinheiro dela veio.E queremos  uma obra complementar em nome da segurança das crianças e idosos "QUEBRA-MOLAS".
Fui a Prefeitura entregar o documento ao Sr.Luíz Antônio que recebe e protocola os documentos e ncaminha ao prefeito, sua sala estava fechada e o procurei em sua  casa e o entreguei, ele assinou o protocolo, mas não carimbou. Ja fui 2 vezes atrás deste carimbo na  prefeitura e não o encontro.
Algo precisa serfeito e os moradores querem que faça outro abaixo-assinado e encaminhe ao promotor. Assimnão pode ficar;

VEJA OS VÍDEOS NO YOU TUBE COM IMAGENS DO PÓ DA RUA APÓS ESTA OBRA E SUA PARALISAÇÃO :







DEPOIMENTOS(  gravação não muito boa- celular)


Moradora da Rua ACM: Paratinga Bahia fala sobre o sofrimento como pó



OBS.: APÓS O ENVIO DO ABAIXO ASSINADO E A DIVULGAÇÃO NO MEU BLOG DESTA SITUAÇÃO, OS CARROS DE POLITIQUEITOS QUE SE SENTIRAM OFENTIDOS PASSAM FRENTE A MINHA CASA E A DE MINHA MÃE E FAZEM QUESTÃO DE ACELERAR , DAR RABIADAS PARA FAZER MAIS POEIRAS. MEU AVÔ É DOENTE, MINHA MÃE É TAMBÉM E ISSO NÃO ME INTIMIDA PORQUE ESTOU COBRANDO MEU DIREITOS E MEUS VIZINHSO TAMBÉM!