sexta-feira, 2 de novembro de 2012

NOTÍCIAS DA CIDADE

21/11/2012_  Momento histórico: Pela primeira vez no Município de Paratinga, a Câmara Municipal de Vereadores abre as portas pra debater em audiência publica o Plano de Carreira do Magistério!

Professores de Paratinga lutam por salários dignos. 




HISTÓRIA
O professor de Paratinga, por muito tempo ficou na escuridão do desconhecimento, da falta de informações importantes do direitos e deveres que demarcam sua função. Por isso, sempre esteve a mercê de manipulações, perseguições e pressões políticas. Até que um pequeno grupo de professores, em uma certa época, vítimas de perseguições políticas para proteger seu trabalho saiu dos muros de Paratinga pra buscar recursos em outro município. Assim, sindicalizaram-se no SINSPUB _ um Síndicato de Bom Jesus da Lapa;  para defendê-los, e conseguiram sucesso, conquistando ao SINSPUB de B. J. da Lapa mais sindicalizados de Paratinga. Desde a sindicalização ao Sindicato de B.J.da Lapa os professores almejam condições de trabalho e salários dignos tendo como exemplo o pequeno grupo inicial. Porém em 2009, quase todas as pessoas que iniciaram o so SINSPUB aqui,  que eram a  representação paratinguense que liderava a diretoria, abandonou o barco por receberem cargos de confiança do prefeito da época (MARCEL), decepcionando pessoas que as tinham como incentivo e exemplo de luta. Inclusive a mim. Isso promoveu a queda do sindicato dos professores aqui no município, e quem tentou resistir, por muitas reuniões no Paíka foram cercados pelo grupo de ex-colegas de luta, aliados da nova gestão e que davam as coordenadas a eles de todos os passos do sindicato ao gestor, com um único objetivo amedrontar e destruir qualquer esperança de conquistar direitos assegurados pelo governo federal  negados no município.
Eu fui uma das professoras que fazia parte do SINDSPAR, convidada a trabalhar para gestão, mas que percebeu o objetivo de destruir a organização dos profissionais públicos, então aceitei o cargo e  não abrir mão da luta sindical e de me juntar ao punhado de esperança de alguns como eu. Porque a desilusão, o descredito, o desamparo, o medo  do professor o conduz a afastar do cargo ou a fingir que dar aula  ou frustar-se diante tantos absurdos. E, com a boa vontade de minha colega de luta Patrícia Neves, que segurou sozinha por muito tempo a peteca da direção junto aos poucos professores de ética, caráter e a outros funcionários públicos de outras catergorias (garís, enfermeiros, motoristas,etc); cai o SINNSPUB e  das cinzas constituíram o SINDISPAR( Sindicato dos Funcionários Públicos de Paratinga).
Sem muito conhecimento, preparação  e orientação fomos e estamos engatinhando. Nesta caminhada, solicitamos a constituição ao Plano de Carreira da catergoria que em 2012 e foram feitas comissões de professores, coordenadorres, Secretário de Educ. do Município e uma orientadora trazida pela Secretária de Edc. Local e etc. E assim, Para conquistar direitos de todos, iniciou-se uma luta contra nossos próprios colegas que tornaram-se coordenadores, diretores,...

 Os professores querem e precisam de  um Plano de Carreira que  atenda não somente as exigências do governo, mas que garanta melhores condições de trabalho, capacitação continuada e mais respeito e autonomia para trabalhar. Bem como, garantir aos gestores,  a responsabilidade do professores no cumprimento de sua função.
O problema é que o professorado é uma classe desunida em Paratinga. Muitos sofrem inumeros problemas com a politicagem que se desvia de instrumentalizar e informar corretamente seus  profissionais para manipular votos pelo medo e insegurança. E sindicalizar-se, tentar fazer um plano de carreira é uma esperança de muito desses absurdos serem contidos. No entanto, como disse, sem muito conhecimento científico e jurídico os professores, sozinhos não conseguem , em diversas tentativas de negociação incluir neste Plano de carreira suas principais demandas. Eles falavam e o executivo tirava. A participação de professores do SINDSPAR no processo incial de elaboração em 2010 foi solicitada poucas vezes e ainda o que solicitou incluir foi retirado do Plano.  
O Plano de Carreira quando apareceu ao Sindicato já estava com nova roupagem, cheio de incoerências, erros de digitação, inconstitucional e sem muita ou nenhuma vantargem a classe que se encontra em regência. O que para mim, diante do nível de estudo de quem fez correções, não foi um fato inocente e nem sem propósitos. O sindicato corrigiu, incluindo novamente as exigências da categoria e encaminhou novamente ao Secretário de Educação e sua equipe e poder executivo e ele desapareceu por meses. Quando voltou aparecer,  estava novamente sem constar as exigências da  categoria a quem interessa; aparecendo mais incoerências e erros graves que o tornavam mais incostitucional. Porém, agora seria votado na Câmara de Vereadores e os professores, mesmo precisando urgentemente dele, não poderia permitir, porque  de nada serviria às necesidades atuais. E a categoria ficou em cima de um rocha com interrogações dos dois lados:_ não podemos deixar aprovar desse jeito! E se não permitirmos aprovar agora,  será que depois será aprovado???? Mas da maneira que está o plano seria derrubado facilmente por acessorias jurídicas de qualquer gestor. Está inconstitucional  e desprovido de leis importantes. Então o Sindicato pediu ao presidente da Câmara um tempo e foi dado um dia para tentar consertar, e ,  isso foi impossível ao grupo, ao meu ver por falta de acessoria técnica e jurídica.

O DIA 21/11/2012 FOI O MARCO DE UMA ASSEMBLÉIA INÉDITA QUE PARTICIPEI E CONSIDEREI IMPORTANTÍSSIMA PARA O PROGRESSO DO MUNICÍPIO!

Seria o dia de uma reunião pra discutirmos o plano de carreira e provar aos vereadores que um plano não poderia ser APROVADO só pra existir, e sim pra funcionar, pra melhorar condições; teriamos que convencê-los dos erros graves. Estavam lá muitas representações da Secretaria de Educação: Secretários, coordenadores; psicopedagogo; vereadores; comissão do sindicatos,  professor do estado,  professores  municipais curiosos interessados no seu futuro profissional, enfermeiros, funcionários de Banco do Brasil e o futuro Secretário da Educação da gestão que se inicia em 2013, etc. Iniciou-se a discussão sem coordenação de falas e então deu margem a discursos hipocritas, fazendo se perder o sentido da discussão e despertar mágoas e intenções político partidárias. Mas em meio a muito desvio de causas e caminhos de conversas, surgiu um elemento surpresa que roubou a cena e me despertou inúmeras curiosidades: um professor efetivo,  novo no município e de grande conhecimento a cerca dos propósitos e direitos pedagógicos, de leis e processos necessários para  se elaborar um Plano de carreira do magistério e organização sindical. E este, com sua linha coerente de intervenções conseguiu ajudar o SINDSPAR a convencer os vereadores a dar mais um tempo e porque precisaria dar. Ele também ajudou o presidente do sindicato ouvir algo que sempre falei nas reuniões: Sem acessoria juridica é impossível fazer as correções constitucionais necessárias a tempo _ de modo que não tenha como não está dentro de padrões legais; padrões este que  a maioria dos representantes de comissões não sabem ao pé da lei.  E acrescentou mais, a necessidade  um tecnico que entenda do processo de elaboração por conviver com este processos nas lutas sindicais.

O futuro secretário Quintino José Gonçalvez salientou das intenções da nova gestão não prejudicar o professor em seus direitos e também, falou de sua pretenção de trazer novidades para ajudar a oportunizar a qualidade a educação local. Eu quero acreditar e  ter esperanças porque eu me decepcionei muito com o descaso e desrespeito, que minha categoria  e outros funcionários, fomos tratadas pela gestão atual em todos os aspectos. Das gestões de Secretários de Educação que eu conviví como professora, o considero como quem melhor tratou o professor responsável. Logo, spero piamente que as coisas melhorem pra gente e o alunado. Não só por mim, pela própria Paratinga. Porque já chega de adulto alienado por aí. A educação precisa ensinar o exercício da cidadania, valores humanos e politicas públicas. ideologias de dominação e de emancipação, etc.
E depois, para finalizar, um tempo foi dado pelo presidente Rilton_ até meados de Janeiro ou no máximo  inicio de Fevereiro_ pra se fazer as correções adequadas. Muitos detalhes importantes me deixaram intrigada e precavida, muitas intenções mostraram-me num campo campo minado. E só tenho uma certeza meus ideais não é politico partidário. O SINDSPAR não pode em momento algum esquecer que é um entidade particular, desvindulada de amarras que prejudique a essência de sua luta. Tenho certeza também que o que eu quero é conviver em harmônia com objetivos de uma Educação promissora e responsável, que invista no alunado e no profissional. E se isso for nos dados será bom pra categoria. E o que não conseguirmos devemos lutar por nossas garantias. O plano nos ajuda a esse horizonte. Portanto, temos que recorrer ao este professor que se destacou nessa reunião. Nosso presidente precisa de alguem como ele  para ser possível fazer os ajustes na data acordada. Pois, já que este documento rezará a vida profissional do professor e ele é um docente de peso, deve e é bem vindo a nos ajudar, pois, já estou saturada de reuniões improdutivas neste caso PLANO DE CARREIRA.




Espero que o presidente do sindicato viabilize " já" ações para tudo acontecer no  prazo.  Trazendo sem falta acessoria jurídica e técnica. Pois o mais rápido que esse plano for elaborado, melhor para categoria, mais segurança, mais identeidade profissional e valorização pra o SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS, para partirmos pra o plano de carreira dos outros profissionaisque o compoem. Nâo podemos mais esperar, e também, vamos aproveitar a "boa vontade dos vereadores", já que "pareceram" compreender implicações a todos de um passo errado. O essencial é  lembrarmos sempre: _ESTAMOS NA ERA DO DOCUMENTAÇÃO, A  DA PALAVRA JA PASSOU. HOJE, SÓ GARANTIAS ASSINADAS "PODEM SER CUMPRIDAS". Não vamos cair na ingenuidade! E também, na ignorânica ou perca de identidade de politica social e pública imbuída de ética. Pra negociarmos devemos ser cordiais e ter argumentação de chumbo. Embora audaz, nunca mortal. Devemos ouvir, mas não sermos manipulados, devemos negociar meio termos as vezes, mas não abrir mão de nossos direitos. Devemos querer nossos direitos, mas também cumprimos nossas responsabilidades com compromisso.

A reunião foi maravilhosa!! embora tenha inciado descaracterizada, devagar...Eu mesmo fiquei revoltada quanto certas posturas e fiz parte destes desvios em algumas falas. Mas como disse a professora Raimunda_Nunca tivemos  a educação de discutir projetos assim e de  de qualquer espécie naquele ambiente e daquela maneira, com aquela variedade de pessoas. E deveriamos repetir antes de decidir ações relativa a sociedade, de qualquer gênero, deveriamos repetir para buscarmos o bem do município e não apenas de nossas contas bancárias. Mas penso que deveria ter ata, registro e assinaturas no caso de abrir compromissos com projetos e situações.
________________________________________

_18/11/2012_ ACIDENTE DE MOTO, FRENTE A CASA DE SHOW PAÍKA, DEIXA UM MACHUCADO E UMA VÍTIMA FATAL.

Aconteceu , por volta das 15:25 h de 18/11,  frente a casa de show Paíka um acidente de moto, deixando um vítima machucada e outra fatal. Dois rapazes estavam de moto, o piloto portando o capacete no braço e não na cabeça, andava em velocidade normal, segundo o garupa; de repente sem que pudesse detectar o que aconteceu o  piloto Diu de Lúzia de Neto, um rapaz muito querido nas ruas do Bairro São João, morador da Rua Ulisses Pereira, perde o equilíbrio e bate no meio fio. O garupa pula da moto em meio o acidente e saiu sem ferimentos graves. Já Diu tomou uma  pancada forte na cabeça que abriu o crânio, vindo a óbito.
O enterro dele foi dia 19/11 as 9 horas, tendo presente seu pai e irmãos que moram em outro município.
Meus sentimentos a dona Luzia, uma mulher muito sofredora e que só tinha esse filho morando com ela. _Só Deus e o tempo pode confortar o coração de uma mãe!

_____________________________________________________


_ 09/11/2012_ ACONTECE HOJE EM PARATINGA A INAUGURAÇÃO DA AGÊNCIA DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL.

Localizada na Rua Bejamim Constante, próxima a Fenelon, a Agência da Caixa Econômica Federal está sendo inaugurada hoje. Com instalações modernas e bem bonita, como a de capitais, ela promete mais opção de atendimento para a população, menos gastos com viagens para Bom Jesus da Lapa, redução de filas na frente  da Casa Lotérica ( tem gente que acorda 4 horas pra tirar o bolsa família), novos tempos para Paratinga...
______________________________________________________

_CAI ASSUSTADORAMENTE O NÚMERO DE JOVENS NA MARATONA DO ENEM EM PARATINGA _ DE SETE ESCOLAS PARA APENAS DUAS ESCOLAS:


O número de inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio em Paratinga caiu intensamente. Antes eram necessárias sete escolas para comportarem a quantidade de inscritos da cidade, este ano ,estes se comportaram em apenas duas escolas!!! Minha opnião é que não só os episódios de fraudes com as provas e gabaritos em alguns estados sejam responsáveis por essa queda e perca de credibilidade; mas também a condição da massa paratinguense que o faz, que não dá pra manter os estudos fora_ ligada a politicagem que ajuda, com moradia e auxílio monetário, apenas determinadas famílias_ que por sinal, em sua maioria, podem pagar pra manterem os estudos dos filhos. Tem casos de jovens daqui que passaram no ENEM e conseguiram no PROUNI  cursos_ de Odontologia, Biologia e outros _, e foram obrigados a abandonar  por falta de condição de permanecer-se nos lugares e por falta de condição  com o material de estudo. Quando a gente sabe que a Secretaria Municipal de Educação deve direcionar parte do financiamento federal pra capacitar os municípes. Pois, estes valorizarão a qualidade de ensino e de serviços da cidade.
_______________________________________________________________________________


_02/11 A 03/11/2012_  DOIS JOVENS AMIGOS DO BARREIRO GRANDE SÃO VÍTIMAS DE UM ACIDENTE GRAVE EM UMA S10 EXECUTIVA, CHEGANDO AO POSTO DE VOLTA DA SERRA, NA MADRUGADA DO DIA 02 PARA DIA 03/11, DEIXANDO A LOCALIDADE EM LUTO.

ESTADO ORIGINAL DO CARRO

 
Estes dois Jovens da foto ao lado são de Barreiro Grande,  Geovani Xavier (Sobrevivente - filho de Landinho) e seu grande amigo e parente Diêgo, e,  como em  tantas outras  vezes fizeram,  ontem a tarde foram curtir o feriadão do Dia dos Finados, indo em sua (Geovani) S10 às águas termais do Paulista  e depois a noite, estiveram em Paratinga em bares jogando conversa fora, rindo e curtindo a vida, rindo...E ao  voltarem pra casa por volta do início da madrugada, próximo ao posto de  Volta da Serra, sofreram um acidente gravíssimo. Não se sabe ao certo a causa do acidente; sabe-se  que um dos jovens morreu ( Diêgo- o de blusa verde sendo beijado na foto pelo amigo Geovanni), e Geovane foi encaminhado a Ibotirama com pouco risco.
GEOVANE                                                                            DIÊGO(FALECIDO)

_ Lamentável! Jovens com tanta coisa pra viver.
MEUS SENTIMENTOS À FAMÍLIA DE DIÊGO.
"_Diêgo, que Deus lhe dê um bom descanso e que dê força a sua família pra superar a dor de sua partida súbta! E Geovani, força garoto! que tudo dê certo e você se recupere logo! Estaremos rezando por isso. E depois que tudo passar, tome esse trágido acontecimento como aprendizagem. Pois a vida é como um fio que pode se quebrar a ainda está hospitalizado, mas já está fora de perigo, embora muito abalado emocionalmente pela perda do amigo.

___________________________________________________

_A COLETA DE LIXO EM PARATINGA, APÓS AS ELEIÇÕES, É FEITA DE CAÇAMBA E ACONTECE DE 9 EM 9 OU DE 10 EM 10  DIAS.
Em algumas ruas a coleta parou mesmo de vez. Assim em muitas ruas, os moradores devem guardar seus lixos ou providenciar, se tiver condição um carroceiro para jogar sabe-se lá aonde. Mas em algumas ruas, sabe-se lá o critério, uma caçamba passa de 9 em 9 ou de 10 em 10 dias para coletar o lixo_ Rua Alípio, Padre Nogueira, Ulisses, etc.

_________________________________________________________________________________________

 


 

 

_VÉSPERA DO DIA DOS FINADOS NUBLADO COM PANCADAS DE CHUVAS E DIA DOS FINADOS NUBLADO E COM CHUVA SUAVE POR TODO O DIA EM PARATINGA.

 


Paratinga parece não ter todas as estações do ano. Só verão. E depois de meses e meses de verão ardente, quase fritante com
temperatura de 30º a 42º nos meses de Setembro e Outubro_ debilitando idosos, crianças e adultos; a chuva da sinal em Paratinga. O mês de Outubro foi cruel em nossa cidade. Calor abrasador que tirava a fome, o sono, vontade de traballhar, de sair de casa, causando angustia de ficar vestido, etc. Que matava como praga plantações e animais. Cansei de ver meu pai, que é lavrador e pecuarista,  com os olhos tristes olhando pra o céu ardente a orar; lacrimejados após chegar da Vale Verde depois de ver a morte de bois e ver os demais fracos, sem pastos sofrendo e percebê-lo sofrendo junto. 

Ficava cortada de ver bois mortos descendo o rio; de ver roças pegarem fogo de tanto calor, de olhar o rio São Francisco secando  como um doente morimbundo a espera de Deus, e até meu gatinho de estimação, que doeira água, pedir por banho e ficar feliz após ser banhado. Os trabalhadores rurais clamando tanta seca, tanta perdas... E nada de chuva por quase por um ano. Cansei de debater meus alunos causas possíveis de tanta seca, rezavamos e rezamos até o dia de hoje pedindo Deus misericórdia.

  Na tarde do dia 1º de Novembro Deus deu sinal. Tudo ficou nublado, pancadas de chuva, vento  diminuia o angustiante e infernal calor da temperatura .Na virada da noite chuviscos tímidos e calmos davam sinal que Deus não se esqueceu dos inocentes. E o dia dos finados , como em muitos anos, começou a chover e a melhorar o clima. Meu avô de 94 anos que estava debilitado com o calor, amanheceu hoje com uma aparência mais saudável e com uma outra saúde.

 Queridos alunos: Ednalda, Rogério, Paulo, Mikaela, Felipe Solene, Vitória, Rainara, Sirleide, Grazy, Nazaré, Lucas e etc:Nossa corrente de orações valeram! Resta-nos agradecer a Deus pela chuva.

 ________________________________________________________________________

_1º/11/2012-  PAIS E ALUNOS DAS COMUNIDADES BOA VISTA E BOM SUCESSO, ZONA RURAL DE PARATINGA_ DENUNCIAM: DEPOIS DO RESULTADO DAS ELEIÇÕES DE 7 DE SETEMBRO ESTÃO SEM  AULA NAS ESCOLAS.

A única coisa que um governo pode dar as camadas populares pra seus representantes correrem atrás dos prejuízos que  lhes são causados todos os dias pelas injustiças sociais é uma educação de qualidade; entretanto nem uma educação "mais ou menos" a corrupção e odescaso com a população está deixando possível. Educação pública na área Urbana de Paratinga vai muito mal depois da perca do atual prefeito Marcel nas eleições. Este abandonou a cidade de vez. Mas na área urbana, a educação vai coxa...mas ainda vai. Entretanto em muitas áreas rurais o descaso chega ao absurdo. Pais da comunidade dos alunos de Bom Sucesso e Boa Vista estão revoltados com a parada total das escolas em suas localidades procuram denunciar, numa terra onde filho chora, geme e ninguém vê. Nem concluíram a terceria unidade com tantos problemas de más condições deste governo( principalmente neste ano) e praticamente um mês parada, estes questionam o que será dos seus filhos.
E o problema não para só na falta de professores, onde muitos contratados foram demitidos, há também a falta de transporte por falta de motoristas, há demissões de diretores ou desistência destes de  trabalhar por falta ou atrasos de pagamento, a falta de compromissos e responsabilidade de muitos concursados das diversas áreas envolvidas, que aproveitando o ensejo de tanta desorganização e descaso, também não vão trabalhar. Mas dentro deste contexto vergonhoso;  existem também e mais pesadamente a culpa grande do comodismo e covardia dos pais e alunos colegiais que assistem de braços cruzados tanta barbaridade, reclamam, sofrem, mas não agem. Poucos como os que me pediram para tornar público, tem coragem de lutar pelo direito de seus filhos e seus próprios direitos. Ainda estamos iniciando mês de Novembro. Era a hora de juntarem-se representantes de igrejas, de grupos não governamentais e governamentais, representantes de grupos estudantís, de jovens,  de pais aos professores...E irem até o atual gestor,  impor respeito e exigir o direito que a constituição brasileira e as verbas federais lhe garatem : Educação no mínimo humana. Pensem nisso! Os professores sozinhos não conseguem muito, mas a união com vocês pode tanto que vocês nem imagine. Se os grupos juntare-se pra impor o respeito que a sociedade paratinguense precisa, todos os gestores respeitarão  os direitos básicos dos cidadãos de Paratinga.

ALERTA AS COMUNIDADES ESCOLARES DAS ÁREAS RURAIS E UBANAS: De olho no mobiliário e nos bens duráveis e permanentes de suas escolas que estão sendo saqueados misteriosamentes por fantasmas das corrupção em algumas escolas( ônibus, tvs, dvds, geladeiras, computadores, impressoras, liquidificadores, panelas e outros) . Façam relações das coisas que existem nas escolas; assim como enfermeiros façam relações das coisas que existem nos hospitais e demais órgaãos públicos. Porque os computadores novos da EAD no Pólo da Juscelino (SEDE) estão desaparecendo pouco a pouco pra não chamar a atênção. Sabemso que na maioria dos terminos de governo isso acontece. Mas está demais! E outra, o pessoal da Localidade, pais, funcionários públicos dos setores, alunos que forem éticos façam seus inventários do que vê nos seus  setores, o que o governo financia é para a comunidade daquela área; ninguém pode sair levando. São recursos opara ajudar da qualidade de educação, de saúde, de vida...

 
DESDE O RESULTADO DAS ELEIÇÕES DE 7 DE OUTUBRO,  OS SERVIÇOS PÚBLICOS ESSENCIAIS DO MUNICÍPIO ENCONTRAM-SE ABANDONADOS 

Todos sabemos que gastou-se rios de dinheiro na campanha política deste ano. Deste modo, quem está no poder e não é feliz nas eleições, deve sim reduzir gastos pra não devolver a prefeitura em estado de  calamidade pública e não se tornar um candidato ficha suja. Mas reduzir gastos não significa abandonar os serviços básicos e essencias de um município.  Em Paratinga dispensou-se muitos funcionários contratados para enxugar a folha de pagamento; mas não podemos esquecer que existem _em todos os cargos_ vários concursados. Onde eles estão?!
Paratinga encontra-se em triste estado após as Eleições do dia 7 de Outubro. Há ausência de coisas importantíssimas nos setores da Saúde e  Educação. Mas o povo tomado pelo medo provocado pela ditadura reinada em terras de  longe de metrópolis, onde o povo tem pouco ou nenhum  conhecimento de seus direitos, bem como desconhece onde cobrá-los ou está ciente que onde cobra-se com resultado não se pode chegar. Estamos em Outubro, falta pouco mais de 2 meses pra o prefeito eleito assumir e o município não pode ficar assim como se encontra. Mas onde está a voz do povo? GENTE JUNTEM-SE ! PRESSIONE NOSSO PREFEITO A CUMPRIR SEUS DEVERES ATÉ O DIA QUE ENTREGAR A PREFEITURA!
Diante de tantas coisas absurdas, é revoltante  ver que há uma pequena parte  parte da população que percebe tudo e tem coragem de cobrar. Mas não adianta, porque a maioria da população ou percebe que está  sendo imensamente prejudicado e tem medo de cobrar o cumprimento de seus direitos;  ou pessoas que percebem tudo e  só porque é de um partido, porque é amigo...abrem mão dos direitos. E tem gente que até  gloria a condição dos setores abandonados : " _Bem feito é isso que este povo traidor merece!"  E se esquece que também é povo, também tem filhos ou parentes em escolas ( porque a escola particular_ É tempo de criar _onde os filhos da chamada elite  estão ou estiveram estudando_, não assume todos os anos do Ensino fundamental. Só o início) e  também, você pode precisar dos serviços da saúde aqui na cidade e, se adoecer, pode não dar tempo de sair para pagar particular em outro município!
É horrível e abominante ouvir de professores e cargos até maiores ligados a Educação, saúde...coisas do tipo que é "E isso que a Cidade Merece!" Espera aí gente, quem faz a cidade? Onde vocês moram ? E além do mais, os serviços publicos não é nenhum favor  que um gestor faz se quiser. É lei, é dever.

E TENHAM UMA COISA CLARA NA CABEÇA ! SE FOSSE PARA UM GOVERNO PERPETUAR NO PODER SEM TROCAR DE GOVERNANTE, NÃO TERIA ACABADO A MONARQUIA E O IMPÉRIO NO BRASIL_ ONDE A FORMA DE GOVERNO PASSAVA DE PAI PRA FILHO. HÁ CENTENAS DE ANOS O BRASIL PROCLAMOU REPÚBLICA E ADERIU-SE A DEMOCRACIA. ENTÃO TENTEM SENTIR A PROFUNDEZA DESTE MUDANÇA DE FORMA DE GOVERNO.

PROBLEMAS SURGIDOS:


  O CARRO DE COLETAR  LIXO DA CIDADE FOI EMBORA . DIZEM QUE O DONO HÁ 2 MESES NÃO RECEBE O ALUGUEL E LEVOU. AS RUAS E AVENIDAS ESTÃO FEDENDO COM ACÚMULO DE LIXO _Será que ficaremos sem coleta de lixo até a posse de Zequinha? Espero que não por andar pelas ruas, sentar nas portas está sendo desconfortável. As ruas estão fedendo a lixo. A coleta depois das eleições já estava acontecendo de 3 em 3 dias e agora parou. Quem tem dinheiro paga carroceiros para jogar fora e quem não tem?!!!  Acredito que não tem fundamento parar os serviços públicos essenciais da população, porque  pode-se utilizar as caçambas da prefeitura e os tantos garís concursados para fazer a coleta. Isso tudo é um absurdo! Eu ja vi muita transição de governo de quando existo até hoje, e nunca tinha visto este tipo de comportamento de um gestor. Pois cidade sem saúde pelo menos básica, se a cidade  for tomada pelo lixo _Já pensou, se começa a causar doenças? E se algo não for feito é o que vai acontecer. Estamos em outubro, até o novo governo assumir pra coletar lixo a cidade estará num estado lastimável.


 * NÃO TEM MERENDA ESCOLAR E AS GESTÕES DAS ESCOLAS DETERMINAM QUE SOLTEM CEDO. AS CRIANÇAS TERÃO METADE DAS AULAS QUE PODERIAM TER, METADE OU MENOS DAS CHANCES DE PASSAR DE ANO QUE PÓDERIAM TER _ Quando sabemos que muitos lugares não fecharam a 3ª Unidade e precisam terminar o ano.;
Senhoras diretoras e senhores pais e alunos que estão adorando isso. Porque tem muitos que estão achando ótimo. A merenda escolar além de ser um direito federal assistido pelo governo e tráz inumeros benefícios para permanência do aluno e bom rendimento escolar. Entretanto, no patamar que chegamos, de problema que desfalcaram o cumprimento dos 200 dias letivos _ruendo horas aula por falta dela_, não se pode permitir que esse negocio de soltar no recreio continue. Responsabilidade e compromisso é essencial quando se pode prejudicar a aprendizagem e desenvolvimento de tantos alunos.


* FALTA DE TRANSPORTE ESCOLAR, POR FALTA DE MOTORISTAS. OS TRANSPORTES ESCOLAR PARARAM DE PEGAR ALUNOS E PROFESSORES DE DIVERSAS ESCOLAS DA ÁREA RURAL DO MUNICÍPIO E SEM PROFESSOR EM DIVERSAS MATERIAS E SALAS, ESCOLAS PARAM _ Dão a desculpa que motoristas eram contratados e, surge uma pergunta muito séria: _ Onde estão tantos motoristas concursados?  Porque, até aonde a população sabe só o Vereador Adriano lesgisla e foi reeleito_ não podendo assumir o cargo de motoristas_, E os outros, onde estão?Onde  estãos os ônibus que desfilaram nas ruas da cidade? Ja pararam de vir as verbas públicas em outubro?

A EXEMPLO DISSO, TEMOS A CRECHE DA RUA DO  CRUZEIRO E OUTRAS QUE  PAROU ESTA SEMANA _POR FALTA DE RECURSO, EM PLENO MÊS DE OUTUBRO. TEMOS ESCOLA  DE PATOS NA ZONA RURAL_ ONDE OS PROFESSORES ESTÃO INDO, MAS NÃO TEM ALUNOS ( DEPENDEM DE TRANSPORTE). A ESCOLA DE VOLTA DA SERRA E MUITAS OUTRAS.

Meu recado aos pais é:
_Não fiquem reclamado no escuro, reclamando de longe e deixando seus filhos perderem aula, serem prejudicados não em notas, mas na aprendizagem efetiva e significativas.
Estão tirando o direito de seus filhos, vão permitir?!

*NA SAÚDE, OS HOSPITAIS PAROU AMBULATÓRIO, SÓ SE ATENDE EM EMERGÊNCIA. REMEDIOS ESSENCIAIS PRA HIPERTENSOS, DIÁBE´TICOS E OUTRAS DOENÇAS, QUE PRECISAM DE MEDICAÇÕES CRUCIAIS, ACABARAM. Hoje uma senhora da zona rural , sem condição finaceira de comprar a quantidade de remédios que precisa tomar, eleitora do PT, foi ao hospital e só encontrou uma medicação das tantas que sempre pegou no hospital há anos. Contando o caso, lamentou dizendo que não espera essa atitude do gestor que tentou eleger.

 Excelêntíssimo prefeito de Paratinga, conseguiste 47,69% dos votos da cidade. Muita gente votou no senhor!  Pra ser exata foram 8. 092 pessoas. É muita gente que está decepcionando! Respeite-nos em nossos direitos. Interiorize sua terrota com dignidade. O que está fazendo é abominável.
Se a eleição fosse hoje, com certeza,  não teria mais  quantidade de eleitores que teve. E de qualquer modo,  um prefeito governa pra todos ate´o dia de entregar a prefeitura. Sei que está é uma triste realidade do sistema de governo brasileiro e suas leis. Mas és daqui! Nasceste nesta terra, estudastes em escolas públicas...Não abandone o seu povo. O resultado das eleições serve de ensinamento: que se deve respeitar as camadas populares e aprender que ainda pode se retratar. Em certas atitudes dignas a gente se retrata em erros e em outros tempos o povo muda de idéia. Pense nisso, se deseja seguir com a carreira política. Porque a sua reação diante a derrota pode te condenar a nunca mais ganhar eleição aqui.
E vocês senhores vereadores , que estão no poder e do próximo mandato, Vão ficar de braços cruzados?
Pessoal, vocês que estão vendo seus direitos serem cruelmente lhes tirados, faça igual a cidade de onde tirei as fotos das faixas aí do lado: -Vão as ruas, vãos as estradas, vão as rádios...onde for preciso! Unam-se por nossa cidade, assim como a populção uniu-se para apagar o incêndio que aconteceu no Supermercado de Zanin! Apagam as chamas do descaso, seja qual o partido que pertença. Ideias e escolhas diferentes todos temos, mas em prol de setores que preserva o beneficio de todos temos que nos unir como elos de correntes. Sem briga, apenas uma multidão conectada para conseguir fazer valer sua cidadania.
_________________________________________________________________________

POSTAGENS DO MÊS DE OUTUBRO_ Notícias da cidade



_25/10/2012_ /Assalto a casa Lotérica de Paratinga, situada na Avenida Manoel Novais, próxima a Escola Borges dos Reis. Assaltantes levam quase 4 mil reais.

Em Paratinga sempre está tendo uns assaltos em Fármácias, Mercados, Casa lotéricas e nada de se  encontrar responsáveis. Ontem a tardezinha, chamada boca da noite, assaltantes armados E, segundo informações, de capacete, assaltam a casa Lotérica levarando quase 4 mil reais do estabelecimento. Nenhuma pista de quem são e de onde são estes criminosos. Como em outros crimes da cidade. Como o cara que trocou tiro com o corajoso MIlton Nogueira, que assaltou Nelson na sua antiga farmácia. E a pergunta do povo é: _ Onde andava a polícia  neste momento? Autoridade responsável pela segurança da população e que estavam aí mostrando serviço nas passeatas políticas. Está chegando mais um banco pra cidade e isso despertará os olhos e ações destes criminosos para cá com mais frequência. E o que será da população?
___________________________________________________________________________


22/10/2012 _ A coleta de lixo fingiu que foi retomada 22/10  em Paratinga , utilizando caçamba e dois garís, e parou!


  Muitos dos serviços públicos que devem ser mantidos pela prefeitura Municipal,  foram abandonados  depois das eleições de 7 de  Outubro. Escolas sem merenda escolar, faltando professor, sem transporte para carregar alunos e professores pras comunidades rurais, etc. Dentre os tantos problemas, a falta de coleta de lixo por mais de uma semana_ deixando as ruas mau cheirosas_   revoltou a população paratinguense. A Boca no Trombone e algumas pessoas manifestaram suas revoltas com tal atitude. A notícia das ruas com mau cheiro percorreram municípios vizinhos...Será que isso ajudou o retorno deste serviço hoje?



Não sei de quem foi a atitude, a coleta foi feita segunda feira e eu entusiasmei dandoa nóticia achando que iria continuar. Mas o  caminhão s´po pegou o lixo segunda e não voltou mais a ser feita. Continuando o mau cheiro da cidade e a má aparência por acúmulo de lixo nas portas, em esquinas, nos muros...
Tudo isso é inaceitável! o Povo precisa compreender seus direitos e ir até a prefeitura, a casa do prefeito, em grupo de chefes de famílias, grupos religiosos, grupo de jovens e tomar providência.  Higiêne é saúde.

_ 21/10/2012_ NO TOMBA : A PRAÇA DA BANDEIRA E A RUA SÃO SEBASTIÃO ENCONTRAM SEM ILUMINAÇÃO ELÉTRICA.
Vocês sabiam que os moradores da Praça da Bandeira e Rua São Sebastião encontram-se sem iluminação? Pois é a mais pura verdade. Uma praça tão frequentada por jovens, adolescentes e crianças, sem iluminação ?!!! E há uma grande preocupação, principalmente de jovens que estudam a noite, e que tem que voltar para casa em horários ,que no escuro, torna-se perigoso.
E porque essa localidade  não tem luz? vocês tem alguma idéia? Porque a comunidade não se unem e vão ate´onde fôr preciso para resolver este problema?
Na cidade do tudo pode, tudo acontece... Nos absurdos que surgem ; o pobre  ajoelha-se em prece. E  no Bordão de  Sidney Sheldon, diz: "E a lontra, pufth! Foi embora!"

_21/10/2012 _Boi é encontrado boiando no rio SãoFrancisco, perto  do Tomba e pôrto do Cáis.

Moradores de áreas próximas dizem que os bois estão caindo dos barrancos quando tentam beber água . E ao cair quebram as pernas e não conseguindo  sai, morrem. Imagino que com este calor, o desespero destes animais embusca de água, levem-nos a esta fatalidade.


  _14/10/2012 _ INCÊNCIO: Mercado de ZANIN situado na rua Floriano Peixoto ( Rua da Palha) e Rua Marechal Deodoro  é vítima de um grande  incêndio_ Nunca visto no Município de Paratinga- por volta das 20 horas


FOTOGRAFOS  BORGIM, IVANIR E JULIANA EM AÇÃO



Um incêndio surpreende os moradores da Rua Marechal Deodoro e Rua da Palha, o mercado de Zanin  fechado é percebido por volta das 20 horas pegando fogo. Ja em grande proporção, ameaçando atingir a LUMEN _ comercio de Jorginho, a CALCE BEM  e Casa de Luiz Carlos de Luíz Antônio. Não se sabe, ainda,  a origem do fogo que provocou tamanho estrago, só há deduções. E,  no desespero Zanin, genro, Jorge e Celio ( meus irmãos da Lumen) e muita gente boa e solidária  foram aparecendo, se unindo e começaram a luta contra o fogo, Porque a ameaça mostrava-se perigosíssima para todos comerciantes  e moradores da área


.

Cortaram-se porta e um trator foi chamado pra ajudar derrubar para que fosse possivel entrar. Pessoas com baldes com agua, armas pra estourar portas, portões para entrarem na fumaça e chamas ajudando tentar  conter a imensa e destruídora chama de fogo que derrubava  o fôrro de gesso do mercado e incendiava mercadoria, super aquecendo paredes vizinhas e prometendo grandes prejuízos. Sem estintores por perto e sem  carro pipas não seria possível salvar muita coisa. A irmã do genro de Zanin conseguiu com Levindo Rego um carro pipa, que foi crucial pra abastecer baldes e mangueiras usados para conter o crescente fogo que tomava o mercado.

VEJA FOTOS TIRADAS NO MOMENTO DO INCÊNDIO!







A foto acima , a direita da postagem, é das grades do fundo do mercado de Zanin, próximo Calce Bem e Lumem, onde o fogo se expandia com maior força e perigo crescente. Mas, Graças a Deus com muitos braços e ajuda de muita gente fina, homens e mulheres que ajudaram nesta guerra contra a fatalidade, o fogo foi contido. Infelizmente o prejuízo de Zanin será muito grande. Até o FÔRRO DE GESSO e o  reboco da laje ja estava começando cair, imagine o que estava embaixo. No ambiente a SAMU, Ambulância comum, policiais estavam presentes. Porém o principal demorou muito pra aparecer _um carro pipa_, e quase não deu tempo salvar muita coisa do mercado, Mas as  casas e os comercios vizinhos, graças a Deus conseguiram salvar.

MERCADO DE ZANIN POR DENTRO _ LADO DA RUA FLORIANO PEIXOTO


Este acontecimento demonstrou que Paratinga não está preparada pra conter esse tipo de fatalidade. Mas  revelou que no meio de tanta confusão e intriga  pós politica entre paratinguenses, ainda tem muita gente boa e humana na cidade. E a estes  dou os parabéns (os comerciantes vizinhos e  funcionários de diversos comercios: Walney e etc, Ecílio, Cassio de Selma, Agdã,  Pulú, Tião da ambulância, Uéder policial, pedreiros, muita gente humilde e desconhecida, etc) . Em cada pessoa que chegava combalde com água, em cada olhar e corpo que avançava pra arrombar portão, portas, buscar ferramentas, que corria atrás de mais água, de carro pipa e de estintores,  em cada coragem desinteressada que avançou contra a fumaça, contra o fogo, sem medir consequências_ exalava humanidade, percepção das relações com o outro e a necessidade de um dia passar por aquilo;
 E eu ali no desespero de ver meus irmãos angustiados e agindo pora salvar o colega Zanin e também o seu comercio_trabalho de uma vida inteira. Mercado com fogos, produtos sprey e explosivos, Lumem com latas de tintas, produtos elétricos que super aquecidos logo explodiriam, vizinhança com gás de cozinha...e meus irmãos ali (Jorge e Célio) contando com a força de Deus e um monte de pessoas conhecidas e desconhecidas pra impedir o pior, e eu sem poder ajudar, sem saber o que fazer...É desesperador gente! Deu dor de cabeça, dor de barriga e muito medo, porque os donos do que estava em risco não abririam mão dos espaço na tentativa de salvar seus meios de sustentação; colocaria em risco suas vidas até o ultimo instante e entre eles meus dois irmãos. Zanin queimou as mãos pra tentar levantar as portas quentes do comercio pra abrir e facilitar pro pessoal apagar e impedir o aqueciemnto global do espaço que geraria maior perigo de explosão. Mas Deus o ajudará recuperar o grande prejuízo, porque ha anos trabalhou incansavelmente pra ter o que tem.
Enquanto uma multidão de homens curiosos com os braços olhavam e assistiam sem ajudar; Zanin e os  comerciantes conectado a suas paredes, puderam contar com tanta gente que nem imaginava. Um trabalho de socorro em grupo lindo. Que me fez ver a dimensão de boa vontade, bom coração em busca de um objetivo que conseguram atingir. Me fez refletir a cerca de tanta coisa de nossa cidade que poderia ser resolvida assim, deixando de lado competitividade comercial, política, relacional e unir-se em um só objetivo pra apagar as chamas do individualismo, do descaso e, fazer muita coisa dar certo no nosso município, não importe a ideologia que se tenham, todos agindo em nome do funcionamento eficaz da cidadania, assim como cabeças e corpos juntaram -se ontem pra apagar aquele incêndio. Então eu continuo acreditando que estas pessoas boas, huumanas solidárias...possam contagiar estas tantas almas secas por aí e Paratinga possa tomar rumos que traga melhor qualidade de vida pra todos e melhores relações humanas. eu como professora, faço minha parte. Faça você também!
Na manhã do dia 15/10, o comerciante Wilson Zanin coloca carro de som agradecendo a população pela ajuda!


 - 11/10/2012_Acidente de carro acontece nas
mediações da Moreira para Paratinga. 
O irmão adotivo do gestor Marcel carneiro estava no carro com um amigo. Mas graças a Deus, nenhuma vítima. A SAMU foi solicitada e chegou pra socorrer o passageiro. O motorista so sofreu arranhões e o companheiro teve ferimentos mais sérios, mas nada grave.
FOTO REAL DO ACIDENTE


_ 13/10/2012 _ ACONTECE HOJE A FESTA DA COMEMORAÇÃO DA VITÓRIA DO FUTURO GESTOR 2011

NO SABÁDO, DIA 13 , O GRUPO 11 COMEMORA A VITÓRIA COM O POVO NA PRAÇA 2 DE JULHO COM A PARTICIPAÇÃO DO CANTOR SANDRO MATOS.

  _ ACONTECEU DIA 10/10/2012 _ A AUDIÊNCIA DO GESTOR MARCEL CARNEIRO E O SINDICATO DOS FUNCIONÁRIOS PUBLICOS DE PARATINGA_SINDISPAR.
Marcada para dia 10 de outubro a audiência co o prefeito para tratar do dinheiro do repasse dos professores, a audiencia aconteceu, mas sem a presença do Prefeito. Mais uma vez ele não sentaa para negociar com o sindicato;manda advogado. assim, o juiz , o presidente do SINDISPAR e o advogado do prefeito decidiram algo que ós sindicalizados e meus leitores deste blog só saberão na reunião que ainda não foi marcadakkkk sigilo! O QUE SERÁ QUE ACONTECEU? ti-tac-tic-tac...aguardem!

  1. parabens vanir pela iniciativa e coragem,assim nós paratinguenses ausente podemos acompanhar de perto os acontecimentos em nossa querida cidade, embora as vezes não agradaveis mas importante.........
    .....sabias palavras sobre a politica(politicagem) em paratinga.
    Respostas
  1. Obrigada cunhado!! Este blog é um sonho florescendo. Já tem mais de 3.000 acessos. Mas tô feliz por vc está comentando. Muitos leêm, porem não comentam, sei lá porque. Gostaria que todos dessem contribuições. Meu objetivo é justamente informar o paratinguense ausente, o presente que finge não enxergar ou não enxerga e que podem ver e ler de modo diferente e compartilhar, tudo que ler. Já fui ameaçada sutilmente por algumas postagem. Mas tendo evidências de fatos, eu cubro e notifico kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
  • Olá Ivanir,Parabéns pelo seu trabalho,nossa cidade precisa de pessoas como voce,com iniciativa,coragem,para mostrar e expressar as evidências que vem acontecendo em Paratinga e adjacência!Eu como leitora do seu blog,só tenho agradecer por me inteirar dos acontecimentos.Parabéns...Valeu!!!
    Sem mais,Rubia Neves Ayres
    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Obrigada Rúbia por prestigiar e fazer comentário. Fico feliz por está podendo inteirar paratinguenses ausentes e também aqueles que estão aqui mas não percebem a realidade, a respeito das evidências positivas e negativas que impessam ou promovam o desenvolvimento da cidade.
      valeu!!
  • parabéns.
    amei o blog primeiríssima vez vendo essa edição gostei bastante!"
    parabéns msmos.
  • De nada! Agradeço a todos que veêm e divulgam, pois o meu papel social torna-se conhecido, mas minha cidade também.