A interdisciplinariedade ministrada por um professor com domínio em alfabetização, bem humorado, criativo, determinado _"apesar dos pesares"_ é uma boa dica para ensinar que vem repetindo ha anos. Sabemos que a falta de autonomia para o professor, escassês ou nenhum material didático pedagógico, salas superlotadas e a falta de assistência da familia no reforço de estudo em casa...Prejudicam a aprendizagem de uma criança junto a tantos problemas do mundo modernos e os novos modelos de familias. E se a crianças tem problemas para aprender, dependendo da quantidade de aluno o professor fica sem condição de dar assistência devida a todos. E muitos até desistem de tentar...
Tenho 30 alunos, muito deles eram ré-ré-ré-petentes na série e sem motivação para estudar e tentar mudar sua condição. Mas os desafios me mantem viva. Este é um dos piores anos dos 13 anos de trabalho como docente. A organização escolar da escola em que trabalho não atinge a condição necessária para ajudar estas crianças de bairr periférico mudar a realidade carente de suas vidas. Mas no meio de muitos professores sem união para tecer estratégias, na falta de um direcionamento adequado a gente não deve abandonar a determinação hoslistica que se pede a prática. Nossos alunos não são culpados por tantas mazelas, eles também são vítimas dos problema sociais.
Outra dica é que não é copiando metodologias de professores que tem bom resultado que conseguimos resolver problema de aprendizagem, nem enchendo pastas de tarefas prontas, dinâmicas e recursos.Czda turma tem suas necessidades indivíduais,vem de um contexto diferente,tem demandas diferentes e exige um estratégia apropriada a suas especificidades. Tem professor que tem um turbilhão de metodologias, discursos maravilhosos e na reuniões de A/C diz que faz tudo de novo...E na prática nãoconsegue bons resultados. Não é isso que o ajuda alfabetizar. Pelo menos não só isso. O importante mesmo é saber descobrir os principais problemas de aprendizagens dos alunos,desenvolver estratégias e seduzir seus alunos para assitir as aulas, seduzí-los em suas carências afetivas,de atitudes, de importancia, é saber elevar sua baixa-alto estima não com adulações fingindo não ver o erro deles, sem cobrar seriamente mudanças.
a estratégia principal é como ministrar uma atividade simples para que ela dê grandes resultados, com um roteiro de perguntas orais que pareçam informais pra fazer pra galerinha, instigando-os descobrir conceitos.
A GENTE TEM QUE PENSAR AULAS QUE ENVOLVAM OS ALUNOS NOS MOVIMENTOS PSICOMOTORES, QUE PREENCHAM LACUNAS TRAZENDO ALEGRIA, DISCUTINDO A PERTINÊNCIA DOS CONTEUDOS E ATIVIDADES COM A REALIDADE QUE ELES VIVEM E COM A QUE ELES PRECISAM CONHECER. INSTIGANDO DESENVOLVER A CURIOSIDADE, A EXPRESSIVIDADE ORAL E ESCRITA, A CRIATIVIDADE...
Minha 4ª série da Escola Municipal Santo Antônio fez um trabalho simples e barato (utilizando papelão, papel higiênico, cola, tinta guache, pedra e palito de fósforos, sacolas plásticas, pedaços de espelhos,etc ) numa aula de geografia que envolve Educação Artistica, Ciências e Português. Todos se envolveram igualmente. O mais fantástico é que no meio de poucos alunos novatos na série e com bom desenvolvimento, a maioria inicialmente com dificuldades de aprendizagem e de participar ativamente e com bom resultado, fizeram seus trabalhos com responsabilidade, prazer fazendo perguntas,dando um toque específico e dando uma especie de seminarinho sobre a Area Rural e a relação com a ZonaUrbana aconteceu sem que eles percebessem .(CLIQUE NO VÍDEO AI DO LADO------>>
Essa é minha gatinha Nazaré, antes cheias de dificuldades relacionais com colegas e com livros e aula..rs, baixo rendimento e pouca motivação pra aprender.
Mas atividades como estas, usando colegas com níveis cognitivos mais elevados como monitoras sem que percebam, minha intervensão bem planejada tem mudado a realidade dela e de muitos outros como Eberton, Josenilton, Carolaine, etc. Ela em muitas matérias ja assume o papel de monitora.
Mas não se pode confundir Interdisciplinaridade dcm Multidisciplinaridade. Isso é totalmente diferente e dão resultados diferentes.
A interdisciplinaridade proporciona aprendizagens significativas e desperta o prazer por aprender , desperta a fome por aprender mais e com poucas atividades interligadas pra não cansar o aluno e nem confundí-los...Se percebe nos rostinhos abaixo o prazer na atividade que pode se trabalhar conteúdos de diversas materias( desde produção textual a agricultura, relevo, em geografia).
A teoria Vigostskiana de utilizar elos fortes dos Monitores como Vitória, Celyne Ester, Solene e Felipe tem ajudado muitos colegas na ZDR e ZDP desenvolverem mais sempreconceito com o menor ali do lado ajudá-lo no processo da descoberta do conhecimento.
Nazaré usou a criatividade e até usou figas de mangas para criar seus bois nos pastos...E assim de umas descobertas, o prazer numa aula descontraída faz verter saber.
Não é preciso muito nas escolas, pra conseguir atingir um ensino melhor, apenas o mínimo. Tratando o professor como "ser capaz de criar", não trazer coisas prontas, porque cada realidade tem sua especificidade.Um bairro como São João não pode adotar estratégias criadas por coordenadores que desconhece a realidade de cada contexto escolar. E nem projeto floreado em apostila e feiras de exibição ajudaráatingir a prendizagem sem atividades orientadas pra melhorar de fato os professores com dificuldade de ajudar alunos com problema de aprendizagem,disponibilizando orientações válidas de fatoe recursos que trabalhem a construção da leitura escrita e interpretação que um problema que vem crescendo no município e o professor encontra-se desamparado para resolver.
Os materiais utilizados no trabalho foram providenciados pela professora e alunos. Por que a coordenação por mais boa vontade que tenha, não pode bancar material pra escola. Mas não a culpo, conheço bem o discurso, porque fui coordenadora e ouvia sempre " ..._Se fizer projeto traga a lista de material , traga a demanda!" e quantdo eu fazia a requesição : _e nada.
Mas nem por isso eu desisto de ser uma professora de fato, a gente pelo o salário que recebe e pela responsabilidade social deve buscar meios pra fazer o nosso papel deve fazer o melhor. Porém a classe docente deste município é desunida. Se poucos cobrarem recursos e auxílio de fato, serão crucificados,mas se a maioria cobrar, conseguem!
Adorei o resultado dos trabalhos que pode-se trabalhar produção de textos diversos, trabalhar inumeros assuntos de ciências, geografia...
ESCOLHENDO METODOLOGIAS QUE DÃO PRAZER AO ALUNO: Em 7 de Setembro
Misturando Língua Portuguesa de um conteúdo, que exigem novas produções pelo aluno, misturado a História do Brasil,com um toque inovador da coreografia dramatizando a história, utilizando-se de movimentos da Educação física; cientes que cada movimento de memorização da história, dos passos...só é possível com a coordenação do Sistema Nervoso de Ciências...uma aula excelente é ministrada.
Como eu tinha quase nenhum tempo de ensaiarcom as crianças, aproveitei as aulas que vinha dando pra escolher um tema, assim encrementava mais minhas aulas e montava algo pra discutir vários conteúdos como verbos e pronomes do passado ( olonizar, explorar, desmatar, etc), Sistema Nervoso de Ciências, Expressão e movimento de Ed. FÍsica, etc.
O aluno precisa perceber a importância dos conhecimentos vistos nas salas de aula, perceber a conectividade existentes entre as áreas do conhecimento, sabendo que na vida tudo é conectado ...Pois só assim a aprendizagem flui.
A gente- Professor_ pensa mais , mas economiza mais tempo e dá mais resultados no que diz respeito a aprendizagens significativas. E as aprendizagens realizadas com prazer são aquelas que a memória a longo prazo segura.
VEJA OS VÍDEOs!