domingo, 15 de dezembro de 2013

EDUCAÇÃO PÚBLICA: A ESCOLA CASTELO BRANCO E SUA EQUIPE PEDAGÓGICA MOSTRA QUE COORDENADOR QUE QUE FAZ SEU PAPEL AUXILIA PROFESSORES E ESTIMULA ALUNOS E DESENVOLVE INTERESSE E MULTIPLAS COMPETÊNCIAS

A COODENADORA JÁSIA DA ESCOLA CASTELO BRANCO, COM O APOIO E SUPORTE DA DIRETORA ENILZA FARIAS, DESENVOLVEU JUNTAMENTE COM OS PROFESSORES DOS TURNOS MATUTINO E VESPERTINO O  PROJETO "EXPRESSANDO SENTIMENTOS E DESCOBRINDO TALENTOS", PARA ESTIMULAR OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL 2 A EXPOREM SENTIMENTOS REFERENTES RELAÇÕES HUMANAS E  MEMÓRIAS  E  DESENVOLVEREM APTIDÕES, ASSIM COMO DESENVOLVER APREENDIZAGENS E A CAPACIDADE DE USAR CORRETAMENTE CONTEÚDOS DA LÍNGUA PORTUGUESA, LITERATURA E ARTE.

As professoras da Língua Portuguesa da Escola Castelo Branco: Marlene, Socorro, Emanuela e outras; aplicaram o projeto atrelado a arte e Literatura, pois envolveria a emoção e estimula expressão e interesses dos adolescentes e jovens.
_PARABENIZO AQUI ESTAS PROFISSIONAIS PELA INICIATIVA! SÃO TRABALHOS ASSIM QUE PRECISAMOS.

 Os alunos criaram em aulas poesias retratando memórias da infância, sobre Paratinga...E, com ajuda de professores, fizeram correção ortográfica, correção  da estrutura poética, da concordância verbal e nominal, da coerência textual, etc. Assim, os docentes da escola selecionaram em cada série dos turnos envolvidos as melhores poesias, para seus autores participarem de um concurso com premiação (1º lugar _um tablete, 2º lugar um celular)no dia da culminância do projeto. Dentre as dinâmicas de desenvolvimento dos textos poéticos, leituras, interpretações diversas e declamações de clássicos da literatura brasileira, e, outras atividades estimulando o interesse dos adolescentes pela literatura, pela expressão diversificada de variados sentimentos; apontando realmente muitos talentos entre eles.

ALUNAS QUE DECLAMARAM POESIA DA LITERATURA BRASILEIRA




 
Os alunos foram estimulados, mobilizados a engajarem neste projeto pelos professores , coordenação e direção. E a culminância do projeto aconteceu nesta sexta-feira, dia 13 de Dezembro de 2013 as 17:50h, na praça XV de Novembro, frente a escola com a presença de artistas da terra (Paratinga). Pena não ter sido divulgado para toda cidade. Garanto que você iria gostar. Nossos jovens precisam ser envolvidos em projetos que os desviam da má conduta, da criminalidade, violência...Trabalhos que os façam jogar pra fora todo tipo de emoção, os fazendo socializar e mostrar talento e utilidade social.

 Faltando um dia antes eu fui convidada a participar do júri dos finalistas da poesia e aceitei, porque adoro trabalhos do gênero. Porque o alunado da educação pública de Paratinga, em sua maioria, tem grandes dificuldades em produção e leitura. E trabalho por essa linha de expressar sentimento pra conseguir aumentar o rendimento nestas áreas. Foi um trabalho muito legal! No evento, o musicista Antônio(Tonhão), João Pereira (cantor) e o aluno Guilherme Borges tocaram, cantaram e encantaram. Teve apresentações de um grupo de dança das meninas do turno matutino, houve a declamação de clássicos da literatura brasileira por um grupo de alunas e uma interpretação inédita e inovadora de uma poesia de Vinicius de Moraes por um grupo de adolescentes.
 
GRUPO DE DANÇA COM GAROTAS DE VÁRIAS SÉRIES (5º AO 9º ANO)




GRUPO DE GAROTOS QUE DERAM UMA INTERPRETAÇÃO CANTADA, TOTALMENTE DIFERENTE DA POESIA DE VINICIUS DE MORAES
  







Foram 8 finalistas do concurso de poesias( Ana Cristina, Vitor Walber, Solene,  Fyama, Karol, Kailane, Vanelma e a ultima nao me lembro)  e 4 jurados (Profª. Ivanir, coord. João Pereira, coordenadoras da Secretaria de Educação Agdênia e Suely. Pena que  apresentação das poesias só iniciou tarde e a praça não estava iluminada para este evento adequadamente. Os jurados tiveram 6 quesitos para avaliarem nas apresentações dos textos poéticos: Emoção, criatividade, coerência textual, ortografia, concordância verbal e nominal, apresentação do trabalho ao público pelo autor). Todos jurados, dariam a pontuação de cada um, somaria individualmente. E depois, somariam com a pontuação dos outros jurados para ver quem alcançou 1º, 2º , 3º e 4º lugar na soma de pontos de todos jurados. Assim, foi. Porém não foi tarefa fácil. Muita poesia bonita, muito trabalho legal mesmo. Mas o item apresentação e emoção de muitos foram prejudicados pelo nervosismo, pois não é fácil falar em público algo que vem de dentro. E, ainda pra ser julgado e classificado.



 
As vencedoras foram 1º Fyama , 2º Karol, 3º Ana Cristina e 4º Solene. Entretanto, parabenizo a todos alunos que apresentaram. Porque tiveram excelentes poesias que não conseguiu a premiação, por timidez e nervosismo em público, pela dificuldade de expressão do sentimento aos outros...
Quando os pequenos artistas foram apresentar suas poesias, já era noite e , infelizmente, não foi possível tirar uma foto visível.
 

 
QUERO DIZER A TODOS QUE APRESENTARAM SUAS POESIAS, QUE  ESTÃO DE PARABÊNS! E QUE INDEPENDENTE DE PREMIAÇÃO TODOS FORAM VENCEDORES, PORQUE FORAM SELECIONADOS POR SEREM BONS EM CRIATIVIDADE, EM EXPRESSAR O QUE TRAZEM DE BOM DENTRO DO ÍNTIMO. PENA QUE NÃO SE PODE PREMIAR A TODOS, PORQUE FORAM MARAVILHOSOS. mAS INFELIZMENTE NÃO É ASSIM.

PARABENIZO TAMBÉM A ADMINISTRAÇÃO, PROFESSORES E COORDENAÇÃO  DA ESCOLA CASTELO BRANCO PELA INICIATIVA DE ENVOLVER OS ALUNOS EM ALGO QUE ESTIMULA A LEITURA, ESCRITA, INTEPRETAÇÃO E NO MAIS DIFÍCIL, A EXPRESSÃO DO QUE PRODUZ. PRINCIPALMENTE, A COORDENADORA JÁSIA QUE ESTÁ FAZENDO A DIFERENÇA E NO TRABALHO COM OS PROFESSORES NA CONQUISTA TANTO O INTERESSE COMO O DESENVOLVIMENTO DOS ALUNOS NA ÁREA QUE SE PRECISA.

É ISSO AÍ! NÃO PRECISAMOS  DE DEZENAS DE FESTINHAS COM COMES E BEBES E GASTOS COM LEMBRANCINHAS SEM FUNDAMENTOS EM DIVERSAS DATAS COMEMORATIVAS. CRIANÇAS, ADOLESCENTES E JOVENS GOSTAM DE CRIAR, REPRESENTAR, DANÇAR, CANTAR, APRESENTAÇÕES, DRAMATIZAÇÕES, ETC. DEVEMOS APROVEITAR ESTAS PONTES PRA RESGATAR VALORES E PROVOCAR APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS PARA VIDA SOCIAL.

2 comentários:

  1. Detalhe essa foi uma iniciativa da equipe escola e não da Secretaria da educação; Autonomia, algo simples e com grandes significado e resultado.

    ResponderExcluir