quarta-feira, 18 de abril de 2012

DEPREDAÇÃO DE PATRIMÔNO PÚBLICO: O URUBU , SIMBOLO DA HISTÓRIA DA CIDADE FOI DESTRUÍDO!

UM SÍMBOLO FEIO OU BONITO, O URUBU REPRESENTAVA A HISTÓRIA DA CIDADE E TINHA SIDO  LEGITIMADO EM INAUGURAÇÃO E  REGISTRO COMO OBRA PÚBLICA .
 Poderia ele ser depredado como se quebrasse qualquer calçamento ou casa ?


Na cidade do tudo pode sim! 

 O QUE LEVA AS  PESSOAS A COMETEREM ESTE TIPO DE VANDALISMO ?
clique na seta e veja o vídeo

Creio existem leis federais e municipais que asseguram que isso não pode ser feito da maneira que aqui em Paratinga concretizou. Feio ou bonito era umpatrimônio cultural. eu mesma não achava ele bonito,mas respeito seu significado histórico e as leis sociais que o garatiam está ali.

PERMITIR ESTE TIPO DE VANDALISMO, DAR LUGAR A OUTROS MAIS ACONTECEREM, EM QUALQUER GESTÃO.
Isso nos remete a muitas e muitas reflexões necessárias ao crescimento pessoa e social. Como :Porque não se constroem novas obras em Paratinga? Só se destroem antigas e em cima fazem outra, assim como  a Praça 2 de Julho, ou reformam aquilo que já existe e dão um novo nome ou novo autor? Talvez isso explique Paratinga não crescercomo as outras cidades vizinhas que um dia já fizeram parte de seu município. Mas quem é culpado por tanta barbaridade nos atos dos paratinguenses? Só os governantes? Eu acredito que seja o próprio povo é o maior culpado. Pois, em sua maioria se corrompe a cada dia demonstrando a pouca educação científica,  a fraca formação de relações interpessoais, de  formação cidadã. E aí nos conduz a uma pergunta: Que tipo de currículos as escolas estão trabalhando? que tipo de cidadão estão formando as escolas do município? A formação cidadã é trabalhada como se deve nas aulas de história e geografia, assim como valores sociais e morais?...
Dizem que vai ser construído outro monumento lugar do Urubu. Que ja está em inicio...Mas fazer isso é "Perder tempo e dinheiro".


VEJA OS VÍDEO DA DEPEDRAÇÃO DO URUBU E REFLITA SOBRE OS PORQUÊS HISTÓRICOS




7 comentários:

  1. TALVEZ MUITOS NÃO SABE, POIS ESTE MONUMENTO REPRESENTA A HISTÓRIA DA NOSSA CIDADE, QUE SEU PRIMEIRO NOME FOI SANTO ANTONIO DO URUBU DE CIMA. E FOI INICIATIVA DO HISTORIADOR FERNANDO MAGALHÃES, QUE SEMPRE procurou atuar na transmissão dos valores culturais, na valorização da diversidade paratinguense e, principalmente, levar a sociedade a ter um papel mais ativo na preservação da memória.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela participação fundamentada na história Sara. Muita gente desta nossa cidade falla em cultura e não sabe reconhecer símbolos culturais. O historiador Fernando magalhães era um paratinguense preocupada com a identidade cultural de nossa cidade, teve esta iniciativa, escreveu um livro sobre a Filarmônica ,que é outro grande simbolo da historia da cidade...e tentam atingir o outro ,destruindo a memória de nossa história. QUE É UMA DEMONSTRAÇÃO DE FALTA DE OBJETIVOS, DE CONHECIMENTO DO QUE É MEMÓRIA , DO QUE É CULTURA...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paratinga clama por respeito, estão destruindo nossa cidade!!!!

      Excluir
  3. São as ações e omissões do homem público que o qualificam a merecer o desrespeito do seu povo! Em outubro a resposta vem do maior patrimônio do Estado Democrático de Direito, o VOTO!!!!!!
    Parabéns Ivanir, vc. faz um excelente trabalho, continue!!! alguns Paratinguenses ausentes estão adorando!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADA JOAQUIM! Faço isso por nossa cultura e nossa gente. E sua participação só enriquece meu trabalho. Porque muitos leem e não participa. Não expressa a opnião divergente ou convergente. E eu aprecio a participação, pois motiva a gente continuar.

    ResponderExcluir
  5. Ivanyr, sua iniciativa é muito importante. Pena que poucos participam com opiniões a favor ou contra o que aí está. Senão vejamos a demolição do "urubu". Indignei-me, também, tanto é que postei no facebook algo parecido com o seu pensamento.
    O que se está construindo no lugar do "urubu" somente os pseudo-intelectuais de nossa terra sabem. O "arquiteto" e idealizador é o mesmo da Praça São Pedro - em frente à Padaria de Sinhorzinho -, que não tem significado algum. Espero que no lugar daquele memorial venha algo melhor. Sei que, próximo ao "Urubu" teria espaço para acrescer mais homenagens sem ter que fazer aquela demolição da coisa publica.
    A escola que ficava próxima à Delegacia também fora demolida. A creche em construção alí, poderia ter sido feita no Tomba, Paratinguinha, Rua do Cruzeiro, Rua da Lama, Alto de Miguel Azulão e tantos outros locais que necessitam de creche e que têm crianças.
    O município teria que entrar, somente com o "terreno" e nada mais. O governo Federal é quem entrou com os recursos.
    Na Volta da Serra se implanta uma quadra poliesportiva coberta ao lado da alí existente. Nâo seria mais oportuno que se construisse do lado do Riacho (estrada para a Cana Brava),ou outro local, pois, é sabido que o Governo Federal qque disponibilizou o dinheiro aceita que a obra fique em, até, 500 metros da Escola. O que fazer se nossos governantes não sabem planejar ? Nâo interpretam os convênios ? Ou não se interessam para o progresso, para coisas novas...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que não se interessam mesmo por progresso. O progresso pede enovação e muita informação e quem quer domesticar pessoas não dar ferramentas para libertação.
      Eu acho rídiculo este negócio de derrubar um patrimônio para construir outro...A cidade não desenvolve com esta palhaçada, arranca_se placa, pinta põe novo nome...

      Excluir