domingo, 30 de dezembro de 2012

ANALISANDO A MANIFESTAÇÃO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE PARATINGA 28-29/12/12 E AS CRÍTICAS DOS OBSERVADORES QUE ESTÃO OU NÃO ESTÃO NA PELE DO TRABALHADOR QUE QUER SEUS SALÁRIOS

DE FRENTE COM IVANIR NA BERLINDA
Até 31/12, ultimo dia do ano de 2012 os servidores públicos de Paratinga não tem seus salários pagos ,muito menos décimo terceiro e demais garantias. Se não saiu até hoje, amanhã feriado, outra gestão...Será que sairá o pagamento dos salários?! 
O presidente do sindicato foi ao Banco do Brasil as 11 horas desta manhã e já  estava fechado ao público. E as informações que conseguiu do BB não foram a deveria. Nenhum dinheiro disponível ao servidor de folha de pagamento.  Aí pergunto aos críticos, é justo? É aceitável? Existe justiça no judiciário? Porque o advogado dos servidores entrou com ação no judiciário desde o não pagamento do décimo...e nada foi feito.
A manifestação dos servidores Públicos efetuada pelo SINDSPAR  _quando se deu conta que o gestor não cumpriu a determinação conseguida por promotores, já estando no fim do mês e de mandato_ ocorrida nos dias 29 e 29 de Dezembro de 2012 foi e é um ato totalmente legal, atitude necessária, quando se esgota todas as tentativas de negociação, quando se esgota todos os passos judiciais e o executivo ignora, passando por cima de leis federais que garantem direitos trabalhistas aos servidores. Manifestação passiva, dentro da lei.
Na verdade o Sindicato dos Servidores Públicos, AO MEU VER,  demorou de tomar essa iniciativa, diante  de irregularidades por 4 anos,_desde os primeiros meses de gestão _ com atrasos de salários e outros problemas relacionados a não pagamento salário, a parte do salário faltando de muitos funcionários,deslocamento de servidores por perseguições políticas de oposições ou situações que não concordassem com posturas ou ações não éticas e ilegais...
ANALISANDO OS OLHARES , AÇÕES E CRÍTICAS DE OBSERVADORES :
*Houve uma crítica pesada que taxou o movimento como POLÍTICO PARTIDÁRIO. Ops! Eu, Ivanir Borges, fui e sou uma militante do Sindicato dos Servidores Públicos, como meus companheiros que estavam ali  comigo no movimento. Sempre estive na linha  de frente brigando, com ética e fundamentação por meus direitos e de meus companheiros. Aponte com comentário aqui no blog, qualquer leitor que prove, quando e como eu agir em nome de política partidária. Para quem não sabe, descontente com ideologias e atuações de minhas opções política, em 2008 eu votei em Marcel Carneiro buscando melhorias, acreditando em discursos de mudanças. E logo percebi que este estava sendo coordenado por velhos coroneis da ditadura. De cara minha categoria e as demais públicas começaram a sofrer com problemas graves no salário, com desrespeito, descado. Eu quero condições digna de trabalho para mim e para todos que trabalham nos setores que eu como cidadã possa usufruir. Quero trabalhar com responsabilidade e está certa que terei o meu dinheiro na conta final do mês. Isso não é crime, é direito nosso! Nunca deixei o ato de cidadania VOTAR sobrepor-se ao outro ato de cidadania que me da autonomia financeira e que paga minhas contas VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL E DIREITOS TRABALHISTA COMO SALÁRIO E ADICIONAIS GARANTIDOS POR LEI. Sou trabalhadora e me esforço pra fazer bem minha função. E  nunca vou deixar que surrupiem o que é meu por que sou de um partido ou de outro partido. Evoluir a mentalidade é bom. E muitos paratinguenses precisam porque encontram-se perdidos achando que quem detem o poder vai, só porque o subordinado bonitinho votou nele, dar todos os direitos. O eleitor é que presta um  favor elegendo alguém, o eleito é quem deve obrigações para com o povo que o elege e faz bem suas funções pra a cidade desenvolver. Ninguém vai pagar minhas contas. Tenho de correr atrás do que é meu, como todos alí.  
Sendo assim, não venha com esse bordão que todo movimento é POLÍTICO PARTIDÁRIO. Tínhamos conosco contratados que não receberam, concursados antigos, recém concursados. Todos  trabalhadores com os mesmos direitos e  que tem que ser pagos não importa o sexo, religião, opção sexual ou opção política. Na carteira de trabalho não tem essa clausula. Trabalhou tem que receber. SIMPLES ASSIM!
 Aproveito a fala de uma servidora chamada Síntia que colocou no facebook que muita gente se aproveita de uma iniciativa com objetivos dignos, dentro da lei para fazer politicalha.  Concordo! E quem tem ética deve está particiapando dos movimentos pra impedir que pessoas assim ganhem espaço.
 Quanto a servidores que estavam de fora maldizendo,  comentando que estávamos  fazendo baderna, invasões...porque não foram pra o movimento participar pra fazer a diferença,fazer sua parte? Muita gente de longe critica por ouvir boatos. Disse-me-disse é um grande problema neste município. Invejosos ou covardes que sempre querem prejudicar alguem e aparecem em todos os lugares. Só quem é servidor honesto, sabe o que é ter dividas, precisa repor dispensa com alimentos, farmacia de casa, coisas íntimas...e não ter dinheiro pra isso. Muito paratinguense vive enrolando e quebrando comércio e não se importa em ter o nome sujo; mas aí esta a grande diferença moral. Muita gente como eu e meus companheiros nos importamos. Porque, pobre o que tem de" seu" é o nome. E deve mantê-lo honrado.
Muitos servidores não estavam com a gente e nos criticam porque são situação hoje e acha que deve favores,muitos não estavam com a gente por que são situação do gesto de amanhã e pretende conseguir uns favores. Porém a maioria dos que não estavam ali é por pura covardia! É cultural aqui o povo só encher o sindicato pra saber de dinheiro que vai entrar, de benefícios. Mas na hora de ir pra rua lutar pra que se cumpra pagamentos, a maioria se esconde,esperando um escudo, esperando um Jesus Cristo ir dar a cara tapa pelos seus direitos e depois eles irem lá no bando só meter o cartãozinho e tirar o dinheiro, sem arranhões relacionais com nenhum partido. E quem dá a cara é crucificado como louco, vândalos, oposição...com ajuda de colegas de sua própria categoria. Pode se observar, até pra falar no microfone_ todo mundo reclama mas na hora ninguém que pegar nele, um monte de professor ...mas não tem intimidade com o microfone. Quando Ivanir fala, surgem os comentários “ quero morrer sua amiga”! Não entendo! Soube até que gravaram o que eu falei pra levar no promotor. Falei em nome dos servidores e falei apenas verdades. Não agredí, não mentí, não comentir crime algum. Alguém tirou o que é meu( décimo terceiro, terço de férias, etc). E,  muitos que esculhambaram quando era minha vez de falar,  pode puxar a ficha que tem seus motivos econômicos pra isso.
·         Houve críticas que considerou o sindicato covarde. Pessoas que têm a  convicção que deveríamos quebrar,incendiar,agredir pessoas, etc,etc. Pra deixar um prejuízo no valor dos salários. Isso é ilegal, desvia dos nosso objetivos e também não paga nossas contas. Houve boatos,  que já trás a discussão  pessoas de má índoles que querem ver os conflitos entre setores e cria mentiras e soltam. Tipo um que surgiu e que tentaram instigar os servidores. Mas a filosofia do Findicato dos Funcionários Públicos não tem nada ver com isso! Eu, o presidente do Sindicato Feliciano,em nome de nossa filosofia e grupo de militantes  poldamos todo ato deste gênero em alto e bom tom.
Pessoas não sindicalizadas jogaram lixo e fomos contra e cortamos tal atitude,assim como quando alguns queria invadir a residência. Porque isso foge a nossa luta e objetivos.
·         A policia estava lá e viu um contratado e amigo do gestor,inclusive era guarda municipal,  jogar a moto nos servidores e não fez nada. Mas  se reagíssemos a agressão do rapaz a policia  estava ali pra agir contra as vítimas. 

CRÍTICAS A PRETENSÕES DE  PANCADARIA E VANDALISMO
Se você está revoltado com o gesto e sua família , quer quebrar isso ou aquilo, junte seu grupo de revolta popular contra descaso e inadimplência  do gestor ou quem quer que seja e faça isso sem precisar o nome do sindicato, sem precisar descaracterizar nossa luta que é por justiças e respeito. Dispa-se do escudo de quem possa prejudicar, seja corajoso e não use ninguém como escudo, expresse sua revolta sem precisar prejudicar os direitos de tantos funcionários que estavam ali, puro e somente pelos seus direitos trabalhistas negados: décimo terceiro,terço de férias e salário.´

APÓS VIVÊNCIAR, OBSERVAR E ANALISAR PROCESSOS E RESULTADOS; AS CRÍTICAS CONSTRUTIVAS AOS SERVIDORES :
Unam-se enquanto categoria  pra conseguir que seus direitos sejam respeitados! Sindicalizado não é apenas quem cadastra-se para descontar a taxinha no salário, tem que participar! Ninguém ali na linha de frente está recebendo pagamento não. E se recebesse, mesmo assim sozinho não serei a mais que determinações judiciais que foram ignoradas. Isso por se só não conquista nada sem o grupo unido. Parem de ficar só nas esquinas e portas esperando passar quem foi para o movimento sindical passar para perguntar:” E aí o que que deu lá? O dinheiro saiu?”. Dispa-se de sua covardia e sabedoria as aversas, seja menos covarde e Judas.  Vista a camisa de funcionário! Porque quem não está conosco, acrescenta ao numero de quem está contra nós.
Eu, como sempre, participei ativamente do ato de reivindicação com todos os meus sentidos ligados. Obsevando posturas de colegas de manifestos, de  pessoas que adentraram, de pessoas que assistiam. Essa mobilização  demorou  para acontecer. Foi muito em cima, foi de ultima hora, porque o SINDSPAR acreditou que o gestor pagaria o décimo no prazo  máximo dado por lei, 20 de Dezembro,que pagaria o salário dia 28 deste. Quando se percebeu que não aconteceu; não se teve tempo necessário de criar comandos , falas e  selecionar exclusivamente representantes desta, etc.  Teria, em primeira instancia reunir o pessoal em assembleia, já que convidou a sociedade para participar, dizer o que é permitido fazer e falar  num movimento caracterizado por ética e defesa de todo servidor. Colocar a quem quisesse participar regras, para que atos de vândalos_ vestido de solidário a causa_ não descaracterizasse nossos reais objetivos.  Selecionar quem poderia assumir o microfone,  mais gente e traçar textos fundamentados nas pautas de cobranças,focado no nosso direito, tudo dentro da lei. Não sendo permitido invasões para agressões que fogem a quem nos deve explicações e direitos, para evitar desmoralizações pessoais e vulgares. Muito servidor não gostou de falas, no primeiro dia, de pessoas que despejaram num momento de reinvindicação coletiva,  revoltas particular e desmoralização pessoal em um nível desconecto a filosofia do sindicato; e não apareceu no segundo dia. Por que havia conosco pessoas realmente solidárias a causa, vítimas como nós e que estava realmente indignado por não receber seus salários, por termos que brigar pra ser valorizados e pagos. Porém, havia no meio , infiltradas pessoas que pouco se importam se receberemos ou não , que pouco se importa com a situação da gente e que queria apenas ver o circo pegar fogo, baderna. E isso prejudica a essência moral de pessoas que ,não importa o partido ou prefeito que assuma...SEMPRE ESTÃO ALI NA LUTA PELOS SEUS DIREITOS DE TRABALHADOR. E da próxima vez, estratégias mais seguras impedirá tomada súbita da palavra, sem previa apresentação de tema e fundamentação dentro do que estamos cobrando e que não fira quem está nos apoiando pelos direitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário