sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

PARATINGA EM DEZEMBRO PERMANECE COMO EM OUTUBRO, DEPOIS DAS ELEIÇÕES DE OUTUBRO

SERÁ QUE A TERRA DO NUNCA É EM PARATINGA???!!!
NUNCA MUDA AS  IDEOLOGIAS POLÍTICAS, NUNCA MUDA AS REAÇÕES DO POVO, NUNCA RESOLVE NADA, NUNCA AS DENUNCIAS FEITAS CHEGAM A LUGAR QUE RESOLVA ALGO, NUNCA VEM NENHUMA FISCALIZAÇÃO, NUNCA O POVO SE UNE EM SUA MAIORIA PRA IMPOR RESPEITO E ...
MAS SERÁ QUE SEMPRE O CAPITÃO GANCHO VAI SAIR DE BOA, SEM PAGAR POR DESVIOS, INADIPLÊNCIAS... DEIXANDO O POVO A VER NAVIOS EM ALTO MAR?  NA VIDA REAL NÃO APARECEM MÁGICAS  FADAS PRA AJUDAR O POVO,  E DEUS SÓ AJUDA QUEM  SE ESFORÇA PARA OBTER AS DÁDIVAS. ENTRETANTO NOSSO POVO  É PASSIVO, GERALMENTE NÃO RECLAMA E SE RECLAMA,  ACEITA...
SERÁ PARATINGA A CIDADE PERDIDA? PERDIDA NO TEMPO, POR ISSO NÃO ACOMPANHA AS MUDANÇAS, SÓ REPRODUZ VALORES DE HIERARQUIA E OPORTUNIDADES POR SOBRENOMES QUE IMPULSIONA A DOMESTIFICAÇÃO, ALIENAÇÃO E O ATRASO. FICANDO A MARGEM DAS INOVAÇÕES E INCLUSÕES DE ATITUDES MAIS HUMANAS E JUSTAS, MENOS EXCLUDENTE, FICANDO A MARGEM DAS OBRIGAÇÕES LEGAIS,  HOJE GARANTIDAS...
SOCIEDADE RECHEADA DE TRADICIONALISMO EXPLORADOR E DESVALORIZADOR DOS MAIS FRACOS ECONOMICAMENTE, QUE ROTULA E REMUNERA ,NÃO POR CAPACIDADE INTELECTUAL E TRABALHO, MAS POR FAMILIAS PERTENCIDAS.
_ QUAIS SERÃO AS CAUSAS DE TANTA CONSEQUÊNCIA E PERMANNCIAS?!
AO MEU VER A FAMILIA E O OBJETIVO DA EDUCAÇÃO EXISTENTE,  TRIPÉS DA FORMAÇÃO CIDADÃ QUE INTERLIGA-SE PELA NECESSIDADE DE EXISTENCIA, DEMONSTRA GRANDE RESPONSABILIDADES NESTA PROBLEMÁTICAS.

(IVANIR BORGES)


DESDE OUTUBRO, APÓS A DERROTA NAS URNAS, O EX-PREFEITO MARCEL CARNEIRO ABANDONA TOTALMENTE A CIDADE! E SEUS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA, DE GRANDE IMPORTANCIA, COMO  SEGUIDORES EM TODOS AS ATITUDES VÍS DO GESTOR, O SEGUEM E PARAM DEIXANDO OS SERVIDORES PÚBLICOS DESESPERADOS FRENTE INUMEROS PROBLEMAS.



A Prefeitura da cidade de Paratinga e o povo paratinguense foram abandonados desde 7 de Outubro - Quando  foi declarada a derrota do prefeito que assumiu a administração 2009-2012 , Marcel Carneiro. Absurdos foram feito  com a vida profissional de funcionários de pequenos salários_ os trabalhadores de verdades, aqueles que cosntruíram os muros de TEBAS onde outros cravavam o nome. Muitos problemas com documentação, pagamento incompleto de salários, não pagamento, uso sem permissão de nomes de pessoas como laranjas, perseguições políticas, fechamento de serviços públicos essenciais a funcionamento de um municipio ( saúde, educação, coleta de lixo, etc), até o não pagamento do décimo terceiro, abono...E, ninguem na prefeitura para resolver, etc.
A prefeitura de Paratinga desde 07/10 está parecendo um cemitério no deserto de atendimento, onde servidores em desesperos atrás de consertar erros, receber ou consertar documentações, salários...incorporam, num contexto de revolta e descaso, familiares de falecidas ações corruptas que os ferraram como nunca. Portas fechadas, telefone tocando sem ter quem atende,  só paredes descascadas e almas penadas de pessoas que talvez  foram enterrada no terrreno do descaso, abandono e impunidade de hipócritas e  irresponsáveis usurpadores, que um dia tiverem nosso respeito ou amizade.
      
                                                   CLIQUE NA SETA E VEJA A PREFEITURA!                                                                

                            
 
 Eu criei varizes e quase enfartei, como centenas de pessoas, de tanto ir lá atrás de contra-cheques, que desde as eleições não apareciam em minha pasta. Só encontrava uma  lá, uma operacional de limpeza e Ampí, as vezes, o coitado do Zé _ o entregador de contra-cheques que fora abandonado por seus fornecedores de contra-cheques(por exemplo Ancelmo)que no furor dos  multiplos erros, pediram demissão pra acabar de ferrar o pessoal. Zé, ainda o único que de vez aparecia, era o únnico que nos via como gente e conversava, tentava resolver alguns casos. Mas era atacado por multidões querendo informações de coisas que não era de sua função. Mas nem os contra-cheques deixaram pra ele  entregar. Mas diante tanta sacanagem que foi feita com salários dos servidores dar contra-cheque renderia processos. Mas se ainda consegui alguns, agradeço a paciência e boa vontade de Zé de Aliomar. ùnico que não me tratava com indiferença ou superioridade.
Ancelmo pediu demissão e deixou-nos na mão. E os demais criaram uma nova sede de prefeitura nos ultimas semanas e deixou o povo de cara pra o ar na Prefeitura original. Eles instalaram-se na antiga casa da Profera Dulci ( falecida vó do Gestor do PT) ao lado do correio. TODOS FUNCIONARIOS   trancam-se lá, resolvendo problemas de pessoas selecionadas do meio social por critérios partidários, claro. Senão não precisa fugir do local de trabalho, se enfiar ali e trancar portão. Fiquei na praça de Julho, após a manhã inteira esperando alguém na prefeitura, frente a barraca de sorvete de casquinha e confirmei o esconderijo. Geraldo Magela, Emiliano, Alex, Helio, Juracy, secretários  disso e daquilo, familiares chegavam de moto, ou aviação canela...e entravam , batendo o portão. Simplesmente de dar nauseas!

                   NOVA SEDE ONDE OS FUNCIONÁRIOS DA PREFEITURA SEESCONDIA DO POVO                                                                   



  Tantas cicatrizes ferem o ego, a crença e esperança demelhores dias do povo: Muitos funcionários sem contra-cheques, sem receber meses de salários  determinados por leis ou sem receber salários completos, funcionários sem termo de posse devidamente assinado ou sem ter conseguido, professores sem décimo terceiro, pessoas que se descobriram laranjas e com nome na folha de pagamento, comerciantes fornecedores, sem receber por enormes dívidas contraídas em nome da prefeitura, multas altíssimas pela apropriação indevida do recolhimento da taxa do INSS do salários dos funcionários nos 4 anos,sem repassar ao INSS (Segundo a deliberação de imputação de débito do o Tribunal de Contas dos Municipios  _TCM), débitos de quase 200 mil com o FUNDEB( não esquecendo também que o município já tinham débitos com o FUNDEB  de gestões anteriores), gestão em todos os anos com excedentes de despesas com o pesssoal... que gerou reprovações das contas em 2011 e,consequentemente, em 2012, que foi e está sendo muito pior, projetos de doação de terreno para casa própria pra o pobre abandonado depois doado a funcionários do peito,etc...Foram tantas emoções que  geraram revolta, descredito em políticos e medo...!
A SAÚDE, onde o Secretário que é paratinguense e médico, fora parado os ambulatórios e so funcionam precariamente, sem recursos materiais e humanos ,e apenas com a bom senso dos médicos, somente a emergênica. E casos simples eram e mais ainda são encaminhados para hospitais de outros municípios( Ibotirama, Barreiras, etc) obrigando a nós, pela necessidade,  ouvir piadas humilhantes para sermos atendidos. Até partos!!! Tudo por amor a nossa terra, explorando e como diz o dialeto da informalidade " debochando" do suor do povo. e o povo sofrendo, decepcionado, aceitando!
MAS A QUEM RECORRER? HOJE EM DIA TUDO SE COMPRA.
Primeiro,quem escolhe profissionais que fazem a "segurança", quem paga quem legisla, aprova e implantam as leis ? Quem determina qual delegado,juíz e promotor fica no município? Pais que deveriam enfrentar tudo pra defender direitos essenciais as formações dos filhos, vendem ofuturo dos filho por 4 anos " de boa". Quem vai se importar com resto? Seria a maioria do povo surrado, mas cada um se esconde e procura poucos dos sujeitos corajosos escudos que tornam-se perseguidos por dar a testa pelos bandos de covardes e judas.
OLhem pra essa imagem das ruas! Acho que a maioria merecem mesmo esses lixos. Porque se tivessem vindo do pó, seriam mais filhos de Deus.

As ruas fétidas destilam o ódor  dos lixos amontoados nas ruas.Perfume que hoje assemelho a moral de muitos conterraneos hipócritas e dessimulados que discursam transformação e melhorias. Inúmeras áreas da cidade foram loteadas e distribuidas a amigos do prefeito, funcionários bonzinhos e para pagar dívidas. Tem gente com 10, 20, 50,60 terrenos e mais. A exemplo, temos a doação da área  ao lado do esgotamento sanitário, também áreas onde terrenos de outras áreas que deveriam ser doados a pobres sem casas que se cadastraram a projetos do governo, terrenos próximo ao a casa de show Olimpo, terrenos no Barro vermelho, etc. Só faltam lotear as coroas de água doce, as beiras do rio e o proprio rio, doar o ar que respiramos, as praças para privatizar tudo que seria nosso,para ser de fulano...E ninguém faz coisa alguma. Os filhos de Paratinga que tem formação, influência para denunciar apenas assintem admirados, inojados e não sabe o que fazer para não permitir  a apropriação indevida de áreas importantes que deveria ser da natureza. Assim sar-se continuidade de destruição da nossa terra natal.
~
Na EDUCAÇÃO muitos discursos lindos, muitos textos teoricamente maravilhosos. Entretanto, na prática irresponsavel ,principalmente deste ano,  asescolas não compriram O CALENDÁRIO ESCOLAR do ano letivo com falta constante de merenda escolar o ano todo determinando os professores soltarem no recreio. Professores desvalorizados, perseguidos, alunos recebendo professores sem formação pra trabalhar nem como recreador, só enchendo salsicha. Desvios de verbas de projetos como PDE< PDDE, deixaram muitas escolas e seus professores sem assitencia de materiam básicos, Programa mais Educação que implantou como nunca visto no Brasil_ mudando comportamento e rendimento do aluno pra pior na maioria dos casos... e os pais nem aí . Aplicação superficial do mais educação que em nada ajudou alunos com defit de prendizagem e assitência educacional e social. Terminou-se em inicio com paralisação de transporte para professor e aluno da zona rurale tudo parou Novembro. Umas escolas no início outras em meados, sem importar com o objetivo da escola que é a prendizagem do aluno...sem fazer mátriculas para o ano que vem, em sua marioria. Neste contexto também, algo preocupante, muitas escolas tiveram cheques dos programas de financiamentos dos dinheiros direto na escola, destinados a manutenção do ano que vem (2013),  emprestados por seus diretores...rs. E o que será de nós professores?????!!
A Filarmônica 13 de Junho e muitos comercios que prestaram serviços a Prefeitura, assim como convênios médicos, INSS( cujo pagamento fora descontado dos salários dos servidores e não fora repassado ao INSS) terminaram sem receber seus pagamentos. Hoje é 21 /10 e até o DÉCIMO TERCEIRO  dos funcionários públicos em geram não saiu, assim como repasse.
A escola Elza foi derrubada e ,como ela, muitas obras foram abandonadas.
Contratados que ficaram meses esperando o pagamento de salário para o próximo mês...E mais e mais fatos nesse turbilhão de irresponsabilidade administrativa e humana. ESPERO QUE O  POVO NÃO SE ESQUEÇA DE NADA, PARA SE UNIR ENQUANTO CATEGORIA SEMPRE CASTIGADA, PORQUE MEUS SENHORES SEMPRE SE DÃO BEM SEJA QUAL O PARTIDO QUE GANHAR, É SÓ PULAR. TRABALHADOR É SEMPRE FUMO.

Pra completar os 4 anos, aqui descritos como marcantes como ferretes no couro dos servidores públicos. A classe dos professores, que  me envergonho, teve um numero significativo de funcionários que sairam de seus cargos de confiança e montaram um NOVO SINDICATO DOS PROFESSORES!! É pessoal, uma cidade pequena com menos de 700 professores, agora tem 2 sindicatos pra tornar legitimada a DESUNIAO, A FALTA DE ÉTICA, A PRECÁRIA FORMAÇÃO DE GRANDE PARTE DO PROFESSORADO PARATINGUENSE. O que explica o porque de tantas atitudes corruptas e sem ética da sociedade, ou da falta de atitude e de valores. Realmente muitos professores da cidade precisam ser reciclados e muitos deles intitulados de NÍVEL SUPERIORESS. Em tempos que comprova-se que devemos nos unir diante a chibata de empregadores e políticos, em tempos que a força é comprovada pelo entrelaçamentos dos profissionais em uma só voz...o povo declara guerra contra a própria catergoria!!

Isso me faz lembrar sábias palavras de 2011 AUGUSTO CURY citadas porValdinéa Soares, Ex- presidente do nosso Ex- SINSPUB; na ultima assembléia de Outubro de 2011 :
O passado é uma cortina de vidro. Felizes os que observam o passado para poder caminhar no futuro.

O professor é formador de cidadãos. Se temos essa atitute, podemos entender porque existem cidadãos que hoje assumem cargos e comentem tantas absurdos. Precisamos olhar para trás, lembrar das chicotadas, perseguições, dos nossos erros. Porque só teremos direitos se cumprirmos com nossos deveres. Cometer os mesmos erros nos conduzirá ao retrocesso.


O plano de carreira está aí já reformado  como pré-projeto pra ir para câmara. Precisaremos unir forças para correr atrás de nossos vereadores e convencê-los a aprová-lo para que possamos ter uma documento que esclarecesse todos os direitos garantidos e deveres . Não podemos desconectar nossa categoria demonstrando desorganização, falta de conhecimento científico e social. Temos que estar juntos. E ter claro, se todo gestor não tem prazer desentar com um sindicato pra negociar, com dois sindicatos teremos muito mais dificuldades de realizar conquistas. Pois, antes de correr atrás de termos valorização, devemos ter compustura, ética, devemos nos mostrar maduros, unidos...
Olhem para trás! Eramos tão fortes! O que derrubou nossa força? Observem o passado...Ou nossa vida profissional será reprise de drama mexicano .

Vamos todos os paratinguenses:

O passado é uma cortina de vidro. Felizes os que observam o passado para poder caminhar no futuro. Então vamos olhar para trás e vamos mudar nossas atitudes...Que nesta virada muitas pessoas vire-se contra o espírito trapasseiro, traissoeiro de sí mesmo e do irmão,vire-se a usura, a desumanidade, vire-se contra a manipulação, contra a imobilidade política de luta e fidelidade com nossos deveres e direitos, conosco e com aqueles que compõe o meio que precisamos que esteja em harmonia para viver bem e com dignidade. É preciso saver que cortinas de vidros se quebram, mas o que está por trás se não for transformados...pode tornar umgrande obstáculos aos nossos sonhos e crescimentos pessoale social.
MUDE POVO, PARA PARATINGA RESISTIR A TANTO MASSACRE QUE VOCÊS PERMITIRAM POR FICAR EM CIMA DO MURO, POR AGIR PELO DINHEIRO, POR FALAR E NÃO AGIR, POR SEPARAR DO SEU ELO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário